Grupo de militantes está à espera dos resultados eleitorais, mas admite que metas previstas vão falhar.
Carla Castro abandonou o partido, uns dias depois do marido Filipe Charters de Azevedo. Também o fundador Pedro Martins desfiliou-se da IL. Para já, Ângelo Videira Santos saiu só do CN.
“Fui convidada pelo Vice-Presidente Ricardo Pais de Oliveira, a quem agradeço, para ocupar o sétimo lugar, “eventualmente quinto ou sexto”. Decidi não aceitar o convite”, sustenta a deputada.
Análise das contas divulgadas no dia, mas sem parecer do conselho fiscal e o ponto de situação da revisão estatutária deverão ser os temas quentes. Mas há mais polémicas, já que os conselheiros não sabem das conversações do partido com o PSD.
Apesar da sua decisão, é “muito importante” manter a união dentro do partido, escreveu a deputada.
Da atual Comissão Executiva da Iniciativa Liberal saem dois candidatos à sucessão de João Cotrim de Figueiredo: Rui Rocha e Carla Castro. A estes junta-se ainda José Cardoso. O objetivo dos três é fazer crescer o partido. A eleição tem lugar este este fim de semana, em Lisboa.
“Queremos e temos ambições de ser não apenas uma oposição, mas sim uma alternativa”, afirmou a candidata à liderança da IL, que apresentou hoje a sua moção estratégica para o partido.
Os candidatos deram a conhecer as equipas com que vão a votos para tentar suceder a Cotrim Figueiredo.
Candidata vai lançar equipa com “espírito reformista” em Aveiro. Tiago Mayan estará presente.
“A Lista B nunca se demitirá da responsabilidade de assumir uma posição”.
Para a deputada e também candidata à liderança da Iniciativa Liberal, o partido não deve ‘andar com guerras internas e com divisões’. E não hesita: ‘Temos uma agenda liberal para cumprir e um país para ganhar’.
Na IL já não se vislumbram hipóteses de uma terceira candidatura. Duelo terá apenas como protagonistas Rui Rocha, que tem como trunfo os apoios da ala Cotrim, e Carla Castro, que aposta no apoio das bases do partido. Voto individual vai ser decisivo.
A deputada liberal está a ganhar mais terreno nas redes internas do partido. Rui Rocha quer adiar eleições para janeiro.
Deputada é a segunda candidata, depois de Rui Rocha que conta com o apoio de Cotrim Figueiredo.
A primeira reação da Iniciativa Liberal é a de este “Orçamento é mau”, mas partido vai agora analisar documento em detalhe.