Carlos Lopes foi o primeiro atleta português a fazer subir a bandeira portuguesa ao mastro mais alto dos Jogos Olímpicos, mas não foi preciso esperar muito para Rosa Mota tornar-se na primeira mulher desportista a conseguir o mesmo feito, contra tudo e todos – até sobre a ameaça de concorrer em Seul pela Federação de…
Em 1984, Carlos Lopes deu a Portugal a primeira medalha de ouro ao vencer a maratona nos Jogos Olímpicos de Los Angeles. Passados 39 anos, o atletismo de fundo afundou-se por falta de estratégia e de planeamento, e lá se foram as medalhas.
INEM garantiu que “não existiu qualquer atraso na assistência”.
Cumpriram-se esta semana 35 anos sobre um dos momentos mais gloriosos da história do desporto português. No dia 12 de Agosto de 1984, Carlos Lopes venceu a maratona do Jogos Olímpicos de Los Angeles e deu, pela primeira vez, uma medalha de ouro ao país. Pela madrugada, em Portugal, a corrida de Lopes foi vivida…
O cabo Carlos Lopes, que presta serviço no Comando Territorial da GNR de Vila Real, já tem vindo a vencer importantes provas de atletismo, em Portugal.
Em jeito de celebração do 70º aniversário de Carlos Lopes, o pavilhão com o seu nome reabriu hoje depois de 14 anos fechado. O primeiro-ministro, António Costa, marcou presença na cerimónia, assim como o campeão olímpico.
O primeiro campeão olímpico português recorda o treinador e o homem que deu início à era dourada do atletismo nacional.
Os menores de 35 anos não puderam guardar na memória, os mais velhos nunca esquecerão. A 12 de Agosto de 1984, Carlos Alberto de Sousa Lopes tornava-se o primeiro campeão olímpico português, ao cortar e meta da maratona de Los Angeles à frente de toda a concorrência. Tinha 37 anos e, três décadas depois, o…