Mais do que lançar o navio de espelhos no seu caminho, no centenário do poeta que suportou todo um porto clandestino contra adversidades absurdas, lembramos ainda Cesariny como esse antagonista central face a uma cultura perpetuamente enlutada, aquele que melhor confrontou, sem se deixar devorar, esse buraco negro em que Fernando Pessoa e os seus…
No centenário do poeta, é bom lembrar como lhe devemos algumas das raras avenidas sem retrocesso que foram abertas no nosso idioma, e as suas imagens que riscaram em qualquer cela ou muro os horizontes mais esfuziantes, numa ânsia de escapar desta terra desolada que fez da língua que falamos uma das que hoje têm…
Na semana do centenário do nascimento de José Saramago (1922-2010), selecionámos oito títulos recentemente publicados que nos ajudam a descobrir a vida, a obra, a personalidade e até os pensamentos mais íntimos do Nobel da literatura português.
Cumprem-se hoje 100 anos do nascimento de Adriano Moreira, o transmontano que esteve preso no Aljube, foi ministro de Salazar, presidiu ao CDS e se torna o político com maior longevidade da história democrática.
Condecoração foi recebida pela viúva do escritor e presidente da Fundação Saramago, Pilar del Río.
O espetáculo poderá ser visto também em Lisboa no próximo dia 9 de outubro.
No centenário da grande figura do neo-realismo português, fica claro que este poeta e romancista foi quem melhor interpretou a urgência de uma arte que se empenhasse em resgatar o homem a essa transformação em mero escravo da produtividade ininterrupta e da destruição que se segue.
Assinala-se hoje – 23 de julho – o centenário daquela que ficou conhecida como ‘a voz de Portugal’. Recordamos o seu percurso em dez momentos.
“Aquele homem era mais, muito mais do que inteligência, brilho, curiosidade permanente, enciclopedismo raríssimo, inventiva e poder de palavra. Era emoção, era identificação pessoal com anseios, sonhos e esperanças dos tais milhões”, disse
Segunda-feira, dia 23 de setembro, o Clube de Futebol «Os Belenenses» (assim mesmo, com aspas) cumpriu 100 anos de existência. Nasceu da vontade e da teimosia de um homem chamado Artur José Pereira, dito o melhor jogador de todos os tempos e ao qual Portugal virou as costas.
Segundo a sentença, o idoso estaria incapaz de tomar decisões desde 2011
A cerimónia contou ainda com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa, Eduardo Ferro Rodrigues assim como dos ex-Presidentes Ramalho Eanes e Jorge Sampaio
O Presidente da República discursou durante a cerimónia do centenário do armistício da I Guerra Mundial
O desfile acontece na Avenida da Liberdade e é considerado de “risco significativo”
Comunistas assumem que mantêm vivo o objetivo de alcançar o socialismo e Jerónimo de Sousa sublinha que “o socialismo não é incompatível com a democracia, nem teme a democracia”. E que o mundo precisa do socialismo porque “o capitalismo não é humanizável”