Criadas novas medidas de incentivo para cativar profissionais para os centros de saúde.
A relação não tem sido fácil nem para médicos, com fechos de serviços e pedidos de demissão em bloco, nem para doentes que se deparam com filas de espera intermináveis tanto para consultas como para cirurgias. Urgências são o principal calcanhar de Aquiles.
Em causa está uma “falha técnica” num servidor da ARS-Norte que afeta “vários centros de saúde”.
O aumento da capacidade de resposta visa responder à maior procura da população nos meses de outono e inverno, e diminuir a afluência aos serviços de urgência em situações não emergentes.
“Uma doente ofereceu-me resmas de papel que já distribuí por todos os gabinetes”, declara Maria João Tiago, médica de família e dirigente do Sindicato Independente dos Médicos.
ACSS vai emitir circular para encaminhamento de doentes não urgentes. Desde o início do ano representam 43% dos atendimentos nas urgências do SNS, mais de 7 mil casos por dia.
André Biscaia, coordenador do plano para a prevenção da violência no setor da saúde, salientou que “cerca de 50% dos profissionais de Saúde já sofreram, pelo menos, um episódio de violência física ou psicológica em cada ano”.
A posição de Lacerda Sales surge após o Jornal de Notícias ter noticiado que vários centros de saúde atingiram o limite de utentes e estão a rejeitar novas inscrições.
Nelson Pereira, diretor da Unidade de Gestão da Urgência e Medicina Intensiva do S. João, defende regulação do acesso à urgência. Recomendação foi feita em 2019 por grupo de trabalho.
Portaria que cria incentivo excecional à recuperação de consultas presenciais nos cuidados de saúde primários foi publicada esta quarta-feira.
Médicos de Lisboa equacionam criação de crowdfunding para obter fundos para comprar impressoras e tinteiros.
Primeiro-ministro sublinha que “a vacina é a garantia que vamos erradicar esta pandemia”.
Esta semana, adiantaram ao i os SPMS, estão previstas as primeiras 1200 vacinas nos centros de saúde a doentes prioritários e idosos com mais de 80 anos. Ao todo, pelo menos 900 mil pessoas integram esta fase da vacinação, que deverá prolongar-se até ao final de abril.
Em plena pandemia, como é realizado o atendimento aos doentes não-covid nos centros de saúde? O SOL tentou dar resposta a esta questão ao visitar unidades, da região de Lisboa, com falta de médicos de família.
Três casos de agressões violentas a médicos no espaço de uma semana fizeram soar os alarmes, mas por mês há mais de 100 episódios de violência contra profissionais de saúde. Na segunda-feira, no Santa Maria, médica pediu apoio da polícia para ir avisar na sala de espera que iam demorar a atender pulseiras verdes –…
É preciso criar centros de saúde que estejam abertos 24 horas por dia para atenderem os casos menos graves. Se uma pessoa tem uma dor forte ou está com suores frios e fraca, como não é médico, dirige-se às urgências, já que os centros de saúde não estão abertos ou estão a rebentar pelas costuras.…
Em causa está o alargamento do horário de trabalho do Agrupamento de Centros de Saúde de Almada-Seixal.
Denúncia foi feita no site do SIM.
No último concurso de colocação de médicos de família foram definidas 50 vagas com direito a incentivos em zonas com mais falta de recursos. 23 ficaram por ocupar.