Devido à previsão de “chuva forte e persistente”, a Proteção Civil determinou a elevação do estado de prontidão nível 3 para o território desde o Alto Minho até à Península de Setúbal e de nível 2 para o resto do país, à exceção do Algarve, que fica em nível 1
Desde 26 de junho, as chuvas danificaram ou destruíram 4.373 casas e causaram a perda de mais de cinco mil cabeças de gado.
O projeto, além de proteger “os lisboetas” das cheias, “prepara também o futuro para efeitos das alterações climáticas e da escassez de água
As cheias repentinas foram provocadas por chuvas torrenciais na parte central do estado na manhã de sexta-feira.
As operações dão resposta às inundações de há duas semanas
Para além de quatro desaparecidos, foram ainda afetadas 8000 habitações.
Voo humanitário parte de Lisboa “pelas 10h10 da manhã, hora local, e tem chegada prevista a São Paulo pelas 17h00 locais”, diz a companhia aérea, numa nota.
As cheias já fizeram pelo menos 300 mortos.
Mais de 400 mil pessoas, em todo o país, terão sido afetadas pelas chuvas, incluindo cerca de 280 mil deslocados.
O Afeganistão viveu um inverno muito seco, dificultando a absorção da chuva pelo solo
Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) alertou que estas inundações afetaram pelo menos 41 mil refugiados
A chuva chega depois um período de calor extremo.
Desastres ambientais passaram de uma média de 100 eventos por ano, na década de 1970, para 400 nas últimas duas décadas
África é o continente mais afetado pelas mudanças climáticas. Em 2022, houve 5 mil mortes das quais 48% foram associadas às secas. Já a Ásia é o continente mais afetado pela subida do nível do mar e às inundações costeiras.
No verão, as temperaturas têm batido recordes.Em Portugal, a seca é cada vez mais uma preocupação. Por outro lado, as depressões não têm dado descanso, causando cheias por todo o território. Portugal é o país na Europa em que as alterações climáticas estão a ter maior impacto. Quais as zonas mais afetadas?
O instituto meteorológico da Dinamarca espera que os níveis da água “ultrapassem os mais graves níveis em 100 anos em vários lugares”
A Autoeuropa é uma empresa com grande impacto na economia portuguesa e que representa 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.
As inundações provocadas pelas chuvas fortes atingiram ainda a Bulgária e Turquia, fazendo um total de 22 mortos nos três países desde o início da forte precipitação.
O gabinete da ministra Ana Abrunhosa, em comunicado, informou que, no total, foram validadas candidaturas de 92 municípios: 50 na região Norte, 14 no Centro, 14 na região de Lisboa e Vale do Tejo e 14 no Alentejo.