Gerou-se o caos depois de manifestantes terem rompido o cordão de segurança no evento climático da ONU.
O degelo, o colapso das correntes oceânicas e o declínio da floresta amazónica são os próximos pontos sem retorno, com riscos devastadores para pessoas e para o planeta
produção de carvão, petróleo e gás prevista para 2030 representa mais do dobro (120% a mais) do volume que permitiria limitar o aquecimento global a 1,5 °C
Os principais motivos para os 33% de solos degradados são as práticas de gestão agrícola insustentáveis e as pressões climáticas
Os ativistas climáticos pedem o fim do recurso a combustíveis fósseis até 2030. Mas os governos dos países desenvolvidos parecem ter outros planos. E seria mesmo possível eletrificar tudo?
De acordo com a imprensa internacional, a ajuda monetária de Bloomberg pretende garantir que a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (CQNUAC) continuará a ser totalmente financiada.
A COP29 conta com cerca de 66.000 participantes em Baku, incluindo 30.000 observadores e 3.000 jornalistas.
Sem medidas adequadas, quase de 118 milhões de africanos muito pobres vão estar expostos a secas, inundações e calor extremo no continente até 2030.
“Esta série de registos aumenta a probabilidade de 2024 ser o ano mais quente alguma vez registado”, o Observatório Europeu Copernicus
As previsões apontam para uma descida da temperatura máxima nas regiões Norte e Centro e subida no Algarve.
“A organização monitoriza continuamente a situação (…) Para já, não houve decisão de adaptação ou adiamento”, assegurou o primeiro-ministro de França, Gabriel Attal.
Estados-membros têm dois meses para responder à Comissão Europeia e completar a transposição da lei.
“Pessoas não autorizadas entraram na zona de segurança do aeroporto hoje de manhã. As operações de voo estão atualmente suspensas devido à operação policial”, informou a infraestrutura aeroportuária, numa nota divulgada.
O relatório do ICNF compara os dados do primeiro trimestre desde ano, com o histórico dos 10 anos anteriores, e concluiu que ocorreram menos 60% de incêndios rurais e menos 80% de área ardida.
O alerta do IPMA estará em vigor até quinta-feira.
O secretário-geral da ONU insta aos líderes mundiais que tomem medidas para “criar pontos de viragem” nos próximos 18 meses.
Espera-se subida da temperatura máxima entre quinta e sexta-feira.
O alerta entra em vigor, já este sábado, em Viana do Castelo.
Esta iniciativa insere-se na semana internacional de ação contra publicidade, o patrocínio e o ‘greenwashing’ das companhias aéreas, que está a ser coordenada pela organização Stay Grounded e pelo projeto Badvertising.