Em comunicado, enviado às redações, o Climáximo refere que as discussões do Orçamento do Estado para 2025 (OE2025) se limitaram “a jogos de bastidores”, deixando de parte “as reais implicações das políticas públicas na vida das pessoas”.
Centenas de associações formam uma rede em Portugal em defesa de causas tão diversas como racismo, clima ou a Palestina. Estão todas ligadas numa teia de origem internacional assim como o seu financiamento, O fim é o mesmo: agitar. BE é o eco político de todas elas.
“Procura-se a criminosa família Amorim pelo assassinato por calor extremo de 50 mil pessoas na Europa só este Verão”, lê-se num dos cartazes.
Os arguidos ainda podem recorrer desta decisão.
Os seis ativistas foram ainda condenados a 135 dias de trabalho comunitário e ao pagamento de 5.300,59 euros.
Numa nota, enviada às redações, a porta-voz do grupo, Maria Mesquita, refere que este foi um “julgamento político” onde “a crise climática é deliberadamente excluída da sala de audiências”.
A avenida Gago Coutinho, sentido Aeroporto-Areeiro, encontra-se condicionada.
O grupo pretende denunciar o “negócio assassino” da empresa
Numa nota, enviada às redações, o grupo ambientalista informa que os quatro membros foram detidos pelas 11h30, e têm idades entre os 19 e os 49 anos.
Jovens estão acusados dos crimes de “desobediência civil” e de ” interrupção de comunicações”.
Sobre muitas das perguntas que lhes foram feitas pela procuradora e pelo juiz, remeteram-se ao silêncio
Os membros do grupo, com idades entre 20 e 58 anos, e com audiências marcadas até quarta-feira no Campus de Justiça, podem arriscar penas superiores a um ano de prisão.
Esta iniciativa insere-se na semana internacional de ação contra publicidade, o patrocínio e o ‘greenwashing’ das companhias aéreas, que está a ser coordenada pela organização Stay Grounded e pelo projeto Badvertising.
Nos últimos dois anos os ativistas climáticos têm-se feito ouvir no país. No entanto, as opiniões sobre as suas formas de protesto não são unânimes. Afinal quem são os dois movimentos principais e quais os seus protestos mais controversos?
O movimento diz estar contra o ‘greenwashing’ que diz ser praticado pela empresa.
Ação ocorreu na Avenida Almirante Reis, em Lisboa, durante a manifestação do Dia Internacional da Mulher
A Greve Climática Estudantil garante que não vai “dar paz às instituições”, para que o objetivo seja garantido, e acrescenta que, durante o próximo mês de maio, vão iniciar uma onda de ações, que apelidam de “Primavera Estudantil Pelo Fim ao Fóssil”.
Pelo menos três pessoas foram levadas pela polícia.
“A falta de planos” dos partidos é “uma declaração de guerra dos políticos contra a sociedade”.