O encontro foi solicitado pelo Irão, com o apoio da Argélia, China e Rússia.
Este novo ciclo de negociações ocorre após a 11.ª visita do secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, ao Oriente Médio desde o início da guerra em Gaza, a 7 de outubro de 2023.
Apesar de tanto a comunidade internacional, incluindo os EUA, pedirem ao país para não retaliar, Israel está a ponderar opções “dolorosas”.
Só na última noite terão morrido 60 pessoas, segundo o Hamas.
Ao contrário do que estava previsto, o voo de resgate de portugueses em Israel não aterrou em Portugal esta terça-feira de manhã.
Cerca de 700 mil pessoas já foram deslocadas internamente, enquanto muitas permanecem “confinadas às suas casas”, incapazes de colmatar as suas necessidades mais básicas.
O alerta foi feito pelo Programa Alimentar Mundial (PAM) das Nações Unidas que revelou que entre 2 a 2,5 milhões de pessoas vão passar fome nos próximos meses, como resultado da violência que continua a assolar o país.
A ONU contabilizou pelo menos 185 mortos e cerca de 18 mil feridos, a maioria na capital, Cartum, mas também noutras cidades do país.
A demonstração de força surge após a Presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, se ter encontrado na quarta-feira na Califórnia com o líder da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Kevin McCarthy.
Grécia e Turquia disputam territórios no Mar Egeu desde a década de 1970.
“Nenhum incidente notável foi registado”, informou o porta-voz da Defesa arménia.
“Este conflito internacional gerou maior desenvolvimento local de uma discriminação de origem nacional”, lê-se na carta aberta subscrita por pais e pelas associações Sempre, Espaço Vivo e MIR, divulgada no passado dia 2 de março.
António Costa reafirmou ainda disponibilidade para receber refugiados ucranianos, referindo que deu instruções para que sejam concedidos “vistos imediatos”.
PM salienta que “quando muito, esse conflito seria entre o Governo e a Assembleia da República”.
O alerta é feito pelo ministro dos Negócios Estrangeiros depois da passagem de 28 aviões de combate chineses em Taiwan.
As condições em Gaza são ‘horrendas’. Face às tensões da ocupação, teme-se que seja uma questão de tempo até à próxima escalada nas hostilidades.
Esta terça-feira à tarde os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE) reúnem-se para discutir a escalada de violência entre Israel e a Palestina.