Dois ‘parceiros’ representam, em conjunto, quase um quarto do PIB global e 20% do comércio global de bens e serviços.
No mesmo dia, e também em Bruxelas, Merz estará reunido com o secretário-geral da NATO, Mark Rutte.
“Chocado e triste com as notícias vindas de Gaza e as muitas vítimas civis após os ataques aéreos israelenses na noite passada”, escreveu António Costa, esta terça-feira, numa mensagem publicada na rede social X.
Dá que pensar porque um texto que Fico devia ter exigido fosse endurecido e bem mais concreto, acabou por ser ainda mais suavizado, e como foi possível o primeiro-ministro Fico aprová-lo?
Líderes dos 27 Estados-membros da UE necessitam de compreender “como é que podem apoiar ainda mais a Ucrânia” e os “princípios que tem de ser respeitados daqui para a frente”
Costa acrescentou que os blocos europeu e norte-americano “têm sido pilares da ordem baseada em regras, respeitando a soberania nacional, a integridade territorial, a estabilidade das fronteiras e a Carta das Nações Unidas”.
Zelensky esteve no primeiro Conselho Europeu de Costa, pediu ajuda para acabar com a guerra e atirou: ‘Putin não é adequado. É muito perigoso para todos’.
“Temos de contar novamente com a unidade entre os Estados Unidos e a Europa”
“Hoje em dia, num mundo globalizado, a única forma de sermos verdadeiramente patrióticos, de assegurarmos a soberania, é construir uma Europa comum”, disse o presidente eleito do Conselho Europeu, em Bruxelas.
Ajudado pela ‘mercearia’ europeia, Costa vai cumprir o seu destino e realizar o seu sonho.
É “unânime” entre os lideres europeus a posição de não “perder tempo a redigir” conclusões escritas.
Costa frisou que a Ucrânia é “um Estado soberano, democrático, que escolheu a sua liderança política”, que tem sido exercida “com enorme coragem e em circunstâncias absolutamente inimagináveis”.
O Presidente da China reconhece a importância do desenvolvimento das relações China-UE e diz estar pronto para trabalhar com Costa.
Português será presidente do Conselho Europeu e estónia chefe da diplomacia europeia.
O Conselho Europeu chegou a acordo quanto aos altos cargos da União durante o jantar informal. Costa será presidente do Conselho, Von der Leyen ainda terá de obter maioria no Parlamento Europeu.
“Conselho Europeu ficará em boas mãos”, considera o chefe de Estado.
Von der Leyen foi reconduzida como líder da Comissão Europeia.
Líder socialista prevê que favoritismo de Costa seja confirmado na cimeira do Conselho Europeu.
“Não é só por ser português, é pelas suas próprias características”, afirmou Montenegro.