Ex-diretor-geral da Saúde diz que é preciso uma visão estratégica para enfrentar problemas de saúde e envelhecimento. Defende que máscaras devem ser usadas em alguns períodos do outono/inverno, em função do risco.
O especialista em saúde pública deixa uma recomendação: para travar esta guerra será preciso disciplina, mas também solidariedade. E diz que seria um erro voltar à falta de racionalidade nas decisões políticas dos últimos anos.
Demitiu-se há oito meses das funções de consultor do ministro da Saúde, quando estava responsável por um projeto de reforma do SNS para resolver problemas como o congestionamento das urgências. Lamenta que o projeto esteja ‘moribundo’ e deixa um aviso: ‘Se o SNS não se transforma, vai ser inverno todo o ano nos serviços de…
Entrevista a Constantino Sakellarides, professor jubilado da Escola Nacional de Saúde Pública, para ler na edição deste fim-de-semana do semanário SOL
O objetivo do projeto era o desenvolvimento de um plano individual de cuidados para as pessoas com vários problemas de saúde e com doença crónica associada.
Hospitais e centros de saúde vão ser obrigados, a partir do próximo ano, a melhorar atendimento, revela Constantino Sakellarides. Consultor do ministro deixa um alerta: “O SNS, para sobreviver, tem de receber bem as pessoas”