Chefe de Estado considera, no entanto, que diploma fica “aquém do esperado pelos cuidadores informais não principais”.
“Relativamente à Blue Monday, importa dizer que a saúde mental é importante todos os dias. E muito para os cuidadores informais”, diz Filomena Sousa, psicóloga clínica no CNS – Campus Neurológico.
Cerca de 1.4 milhões de portugueses continuam a deitar-se e a acordar, todos os dias, sem saber aquilo que o futuro lhes reserva. A eles, àqueles que mais amam e aos futuros cuidadores e pessoas cuidadas.
A associação vai representar os cuidadores “que não se podem deslocar e que não têm voz”.
Associação Nacional de Cuidadores Informais diz que valor é reduzido.
No âmbito deste diploma, estão previstas medidas como o descanso do cuidador, a promoção na integração no mercado de trabalho ou o subsídio de apoio ao cuidador informal.
Anúncio foi feito pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social em conferência de imprensa.
Um ano depois da implementação do estatuto do cuidador informal só um quinto dos pedidos de acesso ao subsídio foram deferidos.
No ano passado, a data foi dedicada aos profissionais de enfermagem e obstetrícia. Agora, são tidos em conta os “desafios persistentes” vividos por todos os profissionais de saúde, mas também pelos cuidadores.
“Um cuidador doente, sobrecarrega duplamente o Serviço Nacional de Saúde, já de si em grande sobrecarga”, além de que “um cuidador infetado aumenta a probabilidade de infeção da pessoa cuidada”, afirma o Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais.
Anúncio foi feito esta quinta-feira por Ana Mendes Godinho. Tutela vai assumir o compromisso do pagamento de retroativos.
A lei que cria o estatuto foi aprovada no dia 5 de julho na Assembleia da República
O estatuto viu a luz do dia graças ao entendimento partidário de esquerda
Medidas serão debatidas no Parlamento
O terceiro debate quinzenal do ano está a ser marcado pelas políticas sociais e o primeiro-ministro anunciou que levará esta quinta-feira a conselho de ministros uma proposta de lei para os cuidadores informais
Presidente da República reafirmou a necessidade da criação de um estatuto do cuidador informal.
Os “obstáculos ” à criação do Estatuto do Cuidador Informal devem ser derrotados, defende o Presidente da República
Existem em Portugal 800 mil cuidadores. Parlamento vai debater criação do Estatuto do Cuidador Informal, que existe em países como França ou Irlanda. Estudo pedido pelo governo sugere “licenças de emergência em contexto laboral”