Esta nova temporada prevê a estreia em Portugal dos mais recentes espetáculos de dança de Jan Martens, Milo Rau e Nadia Beugré.
Antigo administrador do CCB e da Culturgest, aos 70 anos estreia-se no cinema como ator – e logo como protagonista – no filme Technoboss, onde canta e dança. Ao princípio não se conseguia ver e temia que dissessem que tinha participado ‘por uma vaidade qualquer’. Agora já está pacificado.
Durante dois anos Paulo Ribeiro subiu várias vezes ao palco com um solo. Um solo “denso, solitário, muito agarrado às tripas”. Não se apresentava assim desde o longínquo 1991 (quando estreou Modo de Utilização), mas o regresso à cena ‘tão despido’, mais de 20 anos depois, com Sem um Tu não pode haver um Eu…
A Orchestre Tout Puissant Marcel Duchamp estreia-se em Portugal, com concerto este sábado, na Culturgest.
Por um lado, o desafio à criação de nova dramaturgia. Por outro, o teatro feito em escolas e com jovens. E entre estes dois mundos um enorme vazio que só é preenchido pelo Panos, o festival da Culturgest que chega a Lisboa este fim-de-semana com mais três textos e seis encenações.
Uma actriz andava obcecada a fazer desenhos de Ganesh. Outra inventou uma personagem neonazi. E para ir de uma à outra foi preciso usar o Google, esse grande dramaturgo, para descobrir que o símbolo que deu origem à suástica foi roubado à religião hindu. É por isso que em Ganesh Contra o Terceiro Reich, na…
A Culturgest, em Lisboa, propõe para o primeiro trimestre de 2015 uma programação que convida o espectador a arriscar, a conhecer artistas em estreia em Portugal e a revisitar quem está de regresso àquele espaço cultural.
Porque queremos estar sempre noutro lugar? É esta a pergunta que serviu de motor a Rui Horta para criar a ‘Hierarquia das Nuvens’, que sobe hoje e amanhã ao palco da Culturgest. Esta é, no entanto, uma pergunta ingrata, para a qual o coreógrafo sabe que não encontrará resposta. Mas talvez seja precisamente esta falta…