Os médicos dentistas alertam que Portugal tem mais do dobro dos profissionais recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e simultaneamente tem “um dos piores índices de saúde oral da União Europeia”.
De acordo com o comunicado da IGAS, estão previstas realizar o dobro das fiscalizações que se executaram em 2020, onde se efetuaram 37 ações de natureza inspetiva.
De forma a melhorar as condições de saúde em São Tomé e Príncipe, a Associação de Beneficência para a Saúde Oral de Torres Vedras (ASOT) lançou um novo projeto com duração de cinco anos, que tenciona dar consultas e formações. Como a presidente da ASOT, Helena Rosa, afirmou, à agência Lusa, que o objetivo deste…
“Saúde Oral Para Todos” promete levar a saúde oral para os centros de saúde
“Os preços que a ADSE tem praticado são absolutamente escandalosos”, referiu Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos
Os cheques-dentista vão ser alargados aos jovens de 18 anos que tinham sido beneficiários do programa e concluído o plano de tratamentos aos 16 anos, anunciou hoje o ministro da Saúde, Leal da Costa.
A Ordem dos Médicos Dentistas defende a criação de “um cheque-dentista de urgência, a disponibilizar em consultórios aderentes para dar resposta às situações recorrentes de dor e trauma dentário”. E diz ser urgente “garantir às centenas de milhar de pessoas sem dentes a possibilidade de reabilitação”.
Catorze casos de cancro foram identificados através do Projecto de Intervenção Precoce do Cancro Oral (PIPCO), mas o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas responsabiliza o sistema informático por impedir que os cheques de diagnóstico chegassem a mais pessoas.
Os dentes revelam muito sobre a sua saúde. Se é mais que sabido que o álcool e os cigarros levam à deterioração dos dentes, saiba que há alimentos que ajudam a mantê-los com bom aspecto e mais brancos, de acordo com especialistas ouvidos pelo Telegraph.
Mais de 35 dentistas voluntários tratam gratuitamente da saúde oral a 1.284 seropositivos no Centro Médico Dentário da Abraço, onde alguns faltam às consultas porque não têm dinheiro para os transportes.
Três em cada dez portugueses apenas vão ao dentista em caso de urgência ou não vão de todo, com a falta de dinheiro a ser o principal motivo para não consultar este médico, segundo um barómetro nacional hoje divulgado.
Cerca de 70% dos portugueses têm falta de dentes naturais, sendo que em 20% da população há pelo menos 10 dentes em falha, segundo o primeiro barómetro nacional de saúde oral realizado em Portugal.
Mais de mil médicos dentistas portugueses estão a trabalhar no estrangeiro, um aumento de 45% desde o início da crise económica, em 2008, segundo dados deste ano da Ordem que representa estes profissionais.
Investigadores do King’s College of London desenvolveram uma nova técnica de tratamento dentário que pode vir a acabar como uso da broca no dentista, fazendo com que o dente se regenere a ele mesmo.