Enquanto ponderam decisões sobre a apresentação ou não de candidaturas, os presidenciáveis desdobram-se em eventos onde têm intervenção pública. Luanda está no road map dos candidatos, pelo menos à direita.
Em entrevista à Euronews, José Manuel Durão Barroso abordou a guerra na Ucrânia e deixou a sua visão para a ação da UE. O ex-Presidente da Comissão Europeia relembra ainda as conversas com Putin e fala sobre a importância das vacinas.
Foi Jean-Claude Juncker quem há 20 anos impôs a eleição de um primeiro-ministro do PPE para Presidente da Comissão. Esta semana socialistas e sociais-democratas festejaram juntos em Bruxelas.
Dusan Sidjanski é um eminente cientista político que as circunstâncias da vida fizeram cruzar o seu destino com Portugal e com portugueses ilustres.
Depois de Passos, Durão. Ao Nascer do SOL, o antigo líder do PSD apela ao voto na AD e atira: ‘Um novo Governo do PS seria o mais esquerdista desde o gonçalvismo’. Pedro Nuno Santos aposta tudo no dia do voto antecipado
O português alertou que o preço a pagar pelos mais vulneráveis “é gravíssimo” e esperando que Moscovo reverta a sua posição.
Guterres ‘agradaria ao próprio Marcelo Rebelo de Sousa que não teria melhor forma para largar o cargo do que passar o testemunho a alguém que acaba de sair das Nações Unidas’.
O antigo primeiro-ministro foi distinguido pelo seu ‘percurso político de excelência’.
2017 – Investigadores concluíram há 5 anos que nos dias anteriores à votação do referendo sobre o Brexit, centenas de contas falsas no Twitter com origem russa tentaram influenciar a decisão da saída do Reino Unido da União Europeia.
Em 1992, O Vaticano reconheceu, por fim, há 30 anos, no Pontificado de João Paulo II (n.1920, em funções papais entre 1978-2005), que Galileu (1564-1642) tinha razão, depois de ser forçado pela Inquisição a reconhecer ser o Sol que andava à volta de uma Terra inamovível.
1968 – Marcello Caetano (1906-80) foi nomeado há 54 anos presidente do Conselho de Ministros, na sequência da comprovada incapacitação de Salazar (1889-1970), após AVC que o levou a ser operado.
Os observadores enviados por Portugal foram o antigo vice-primeiro-ministro de Passos Coelho, Paulo Portas, o presidente do Partido Socialista, Carlos César, e o antigo ministro no Governo presidido por Durão Barroso, José Luís Arnaut, que terá sido escolhido na sequência da impossibilidade de Durão Barroso corresponder ao convite que lhe foi formulado.
1926 – António de Oliveira Salazar (1889-1970) foi nomeado pela primeira vez há 96 anos como para ministro das Finanças da Ditadura Nacional – 6 antes de ser o líder absoluto do Regime como presidente do Conselho.
2003 – Um incêndio na Biblioteca de Alexandria, Egipto, reinaugurada no Outono anterior, há 19 anos, não afectou o acervo.
Em 2020, a Coca-Cola foi eleita o poluidor de plástico número 1 do mundo, há 1 ano, na auditoria anual da marca Break Free From Plastic, e a verdade é que começaram a aparecer mais garrafas desta bebida noutros materiais, nomeadamente o vidro.
Em 2016, um grupo de cardeais conservadores que resolveu ignorar as posições de Cristo manifestou publicamente preocupação há 5 anos com os ensinamentos do papa Francisco, acusando o pontífice de heresia.
Em 2016, vários líderes políticos franceses criticaram há 5 anos com veemência a ida de Durão Barroso para a Goldman Sachs, considerando haver conflito de interesses com a sua posição na CE.
Socialistas querem também ouvir o ex-comissário europeu Carlos Moedas.
Em 1919, começou há 101 anos a reunião do Komintern, em Moscovo, congresso promovido por Lenine (1870-1924) que deu origem à III Internacional.