encontro-imobiliario


  • Imobiliário é um destino seguro do investimento

    As instituições financeiras já emprestaram este ano mais dinheiro para aquisição de casa do que no ano de 2015. Segundo os dados do Banco de Portugal, só em Setembro foram concedidos 512 milhões de euros para a compra de casa, sendo o total dos primeiros nove meses de 4.173 milhões de euros, o valor mais…

    Imobiliário é um destino seguro do investimento

  • Vivere in Portogallo

    Os britânicos e os nórdicos, todos eles desejosos de Sol e de céu azul, descobriram-nos há mais tempo. Os franceses – que durante algumas décadas olharam para os portugueses como mão de obra barata que emigra, eles bons na construção civil e elas nas tarefas domésticas –, os franceses também já começaram a olhar o…


  • Nossos vistos gold sem baixar quilates

    O ouro não é todo igual. As barras de ouro – o ouro de 24 quilates – é ouro sem outros metais, enquanto o ouro de 19,2 quilates, conhecido como ‘ouro português’ é uma liga que tem, pelo menos, 80% de ouro, por sinal das mais elevadas. Há por esse mundo fora, ouro de 18…

    Nossos vistos gold sem baixar quilates

  • Recuperação parece tão fácil como montar móveis modernos

    A recuperação económica do país não é fácil mas é bom testemunhar que instituições financeiras importantes, como a principal instituição bancária comercial de Portugal, ou seja, a Caixa Geral de Depósitos, são capazes de contribuir para que essa recuperação aconteça, quase com a facilidade com que a sueca IKEA, na verdade uma conhecida companhia transnacional,…

    Recuperação parece tão fácil como montar móveis modernos

  • Mês de IMI é mês de imenso aperto

    Quem paga mais de 500 euros de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) fá-lo em três prestações, sendo que a última ocorre no presente mês de novembro. Este é, pois, um bom momento para abordar a eterna questão da fiscalidade (excessiva) sobre o património construído. Há anos que o IMI sobe exponencialmente. E são cada vez…

    Mês de IMI é mês de imenso aperto

  • Aumentos dos vistos gold carecem de confirmação…

    Parece um grande salto, uma enorme subida, mas pode ser apenas um resultado acumulado de várias semanas, de alguns meses de retardamentos burocráticos inexplicáveis. É positivo que, após um longo período de queda, a emissão de autorizações de residência para investimento (ARI), mais conhecidas por vistos gold, tenha triplicado em outubro relativamente a setembro, com…

    Aumentos dos vistos gold carecem de confirmação…

  • Pelo turismo é que vamos

    Já escrevi neste espaço que em Portugal não há ilhas à venda, como aquelas nos mares da Grécia que foram compradas por gente rica, uma delas até para servir de oferta de casamento, como então foi muito noticiado. Mas há casas solarengas a norte, quintas em regiões de sonho, como a do Douro, ou imóveis…

    Pelo turismo é que vamos

  • ‘Feitos’ com a concorrência na captação de investimento

    A pausa forçada na atribuição dos vistos gold – nome mediatizado das Autorizações de Residência para Investimento (ARI) – não dá sinais de poder acabar com o enorme prejuízo que esta situação acarreta para o mercado imobiliário português.

    ‘Feitos’ com a concorrência na captação de investimento

  • Turismo é muito mais do que Bed & Breakfast

    A A expressão B&B, sigla de Bed and Breakfast (cama e pequeno almoço em inglês), está a impor-se num Portugal que expande a vocação de país de acolhimento turístico. Mas, na verdade, turismo é muito mais do que mais algum B&B – que sempre houve, embora sem estas designações turísticas -, como foi sublinhado no…

    Turismo é muito mais do que Bed & Breakfast

  • A incrível longevidade da antiga SISA – hoje IMT

    A resistência do Imposto Municipal sobre Transacções Onerosas de Imóveis (antiga SISA, hoje IMT) ameaça entrar para o Guiness. Quando se julgava que à terceira seria de vez, eis que é aprovada uma legislação a adiar o fim do IMT. Em vez de morrer em 2016, como tinha sido anunciado, começa a morrer em 2017…

    A incrível longevidade da antiga SISA – hoje IMT

  • Não temos ilhas à venda, mas temos imóveis únicos

    A notícia recente a dar conta de que a agência de rating Standard & Poor’s (S&P) projecta, no presente ano, uma subida de preços das casas em Portugal da ordem dos 4%, numa tendência que – diz – deverá manter-se nos próximos anos, é um sinal claro da recuperação que se verifica no sector e…

    Não temos ilhas à venda, mas temos imóveis únicos

  • Múltiplas exigências ocultas da modernização empresarial

    Os desafios que o futuro coloca ao nosso tecido empresarial – internacionalização pela exportação ou pela captação de investimento externo, competitividade interna e externa – são muitos. E incluem alguns verdadeiramente ocultos ou pouco visíveis aos olhos menos atentos. Temos de saber estar nos contextos que se abrem para uma reabilitação económica que seja verdadeiramente…

    Múltiplas exigências ocultas da modernização empresarial

  • Marcar o dia das eleições tem muito que se lhe diga

    Como disse no final de 2014 o senhor Presidente da República, Prof. Cavaco Silva, salvo crise política grave ou a alteração da actual lei eleitoral, as próximas eleições legislativas serão na data fixada na lei eleitoral, que é no presente ano entre 14 de Setembro e 14 Outubro. O prazo mínimo para fixar a data…

    Marcar o dia das eleições tem muito que se lhe diga

  • Zero vírgula um por cento pode ser muito dinheiro…

    A proposta que o presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Manuel Machado, apresentou ao primeiro-ministro para a redução da taxa máxima do IMI de 0,5% para 0,4% é um passo, com algum significado, para minorar os péssimos efeitos do fim da cláusula de salvaguarda deste imposto, um travão que durante três anos evitou…

    Zero vírgula um por cento pode ser muito dinheiro…

  • Recibo electrónico nas rendas é opção que merece ser revista

    O Governo foi parcialmente sensível ao bom senso que se reclamava no que toca às novas exigências da Autoridade Tributária em matéria de emissão de recibos para os contratos de arrendamento urbano e para o registo dos novos contratos de arrendamento urbano nas Finanças, em ambos os casos coercivamente electrónicos na sua maioria, tendo suspendido,…

    Recibo electrónico nas rendas é opção que merece ser revista

  • Vistos gold no imobiliário – uma Espada de Dâmocles

    Uma Justiça transparente e rápida quanto possível é uma mais valia para qualquer mercado, mercado imobiliário incluído. Deve ser sempre incentivada e tem de ter condições para que seja exercida com esta clareza. Se isto é uma verdade inquestionável pela qual continuarei a bater-me, não é menos verdade que o arrastamento na Justiça, com todas…

    Vistos gold no imobiliário – uma Espada de Dâmocles

  • Que mais podemos fazer pelo nosso imobiliário?

    John Fitzgerald Kennedy, o 35.º Presidente dos Estados Unidos da América, assassinado em Dallas em 1963, era um mestre da comunicação capaz de projectar ideias e conceitos já conhecidos, mas não antes projectados como ele acabaria por fazer de forma reconhecidamente genial.

    Que mais podemos fazer pelo nosso imobiliário?

  • Salvando o sonho de ter casa própria

    Lendo com toda a atenção uma recente e muito citada entrevista do arquitecto Vítor Reis, presidente do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), pessoa por quem tenho grande consideração e respeito, permito-me acrescentar mais um olhar sobre as políticas de habitação em Portugal nos anos 80 e 90 do século passado, e lembrar que…

    Salvando o sonho de ter casa própria

  • Mais-valias de Portugal contra os trava-sucesso

    Historicamente uma das grandes capitais do mundo que se abriu à modernidade na chamada era das primeiras viagens marítimas intercontinentais, Lisboa é simultaneamente escala obrigatória entre o Norte e o Sul e entre o Oriente e o Ocidente. É uma cidade luminosa, no sentido real e no sentido figurado, com história, cultura, dimensão demográfica e…

    Mais-valias de Portugal contra os trava-sucesso