encontro-imobiliario


  • Imobiliário é um destino seguro do investimento

    As instituições financeiras já emprestaram este ano mais dinheiro para aquisição de casa do que no ano de 2015. Segundo os dados do Banco de Portugal, só em Setembro foram concedidos 512 milhões de euros para a compra de casa, sendo o total dos primeiros nove meses de 4.173 milhões de euros, o valor mais…

    Imobiliário é um destino seguro do investimento

  • Vivere in Portogallo

    Os britânicos e os nórdicos, todos eles desejosos de Sol e de céu azul, descobriram-nos há mais tempo. Os franceses – que durante algumas décadas olharam para os portugueses como mão de obra barata que emigra, eles bons na construção civil e elas nas tarefas domésticas –, os franceses também já começaram a olhar o…


  • Nossos vistos gold sem baixar quilates

    O ouro não é todo igual. As barras de ouro – o ouro de 24 quilates – é ouro sem outros metais, enquanto o ouro de 19,2 quilates, conhecido como ‘ouro português’ é uma liga que tem, pelo menos, 80% de ouro, por sinal das mais elevadas. Há por esse mundo fora, ouro de 18…

    Nossos vistos gold sem baixar quilates

  • Recuperação parece tão fácil como montar móveis modernos

    A recuperação económica do país não é fácil mas é bom testemunhar que instituições financeiras importantes, como a principal instituição bancária comercial de Portugal, ou seja, a Caixa Geral de Depósitos, são capazes de contribuir para que essa recuperação aconteça, quase com a facilidade com que a sueca IKEA, na verdade uma conhecida companhia transnacional,…

    Recuperação parece tão fácil como montar móveis modernos

  • Mês de IMI é mês de imenso aperto

    Quem paga mais de 500 euros de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) fá-lo em três prestações, sendo que a última ocorre no presente mês de novembro. Este é, pois, um bom momento para abordar a eterna questão da fiscalidade (excessiva) sobre o património construído. Há anos que o IMI sobe exponencialmente. E são cada vez…

    Mês de IMI é mês de imenso aperto

  • Aumentos dos vistos gold carecem de confirmação…

    Parece um grande salto, uma enorme subida, mas pode ser apenas um resultado acumulado de várias semanas, de alguns meses de retardamentos burocráticos inexplicáveis. É positivo que, após um longo período de queda, a emissão de autorizações de residência para investimento (ARI), mais conhecidas por vistos gold, tenha triplicado em outubro relativamente a setembro, com…

    Aumentos dos vistos gold carecem de confirmação…

  • Pelo turismo é que vamos

    Já escrevi neste espaço que em Portugal não há ilhas à venda, como aquelas nos mares da Grécia que foram compradas por gente rica, uma delas até para servir de oferta de casamento, como então foi muito noticiado. Mas há casas solarengas a norte, quintas em regiões de sonho, como a do Douro, ou imóveis…

    Pelo turismo é que vamos

  • ‘Feitos’ com a concorrência na captação de investimento

    A pausa forçada na atribuição dos vistos gold – nome mediatizado das Autorizações de Residência para Investimento (ARI) – não dá sinais de poder acabar com o enorme prejuízo que esta situação acarreta para o mercado imobiliário português.

    ‘Feitos’ com a concorrência na captação de investimento

  • Turismo é muito mais do que Bed & Breakfast

    A A expressão B&B, sigla de Bed and Breakfast (cama e pequeno almoço em inglês), está a impor-se num Portugal que expande a vocação de país de acolhimento turístico. Mas, na verdade, turismo é muito mais do que mais algum B&B – que sempre houve, embora sem estas designações turísticas -, como foi sublinhado no…

    Turismo é muito mais do que Bed & Breakfast

  • A incrível longevidade da antiga SISA – hoje IMT

    A resistência do Imposto Municipal sobre Transacções Onerosas de Imóveis (antiga SISA, hoje IMT) ameaça entrar para o Guiness. Quando se julgava que à terceira seria de vez, eis que é aprovada uma legislação a adiar o fim do IMT. Em vez de morrer em 2016, como tinha sido anunciado, começa a morrer em 2017…

    A incrível longevidade da antiga SISA – hoje IMT