“Juntava à alegria de viver, uma inteligência e um brilho que se expressaram na intervenção oral e escrita, no magistério científico e na comunicação com os outros. Não deixou nunca ninguém indiferente”, refere o Presidente da República.
Aos 60 anos está mais calma, mas Margarida Rebelo Pinto continua a escrever livros e já vai no 20.º romance, 30.º livro. Agora divide a fama familiar com a irmã ministra.
“O valor cultural é nulo” considera a autora do livro A Gorda. E questiona: “Para que estamos a financiar a nulidade com os nossos impostos?”. Isabela Figueiredo já reagiu à polémica e dá a entender ter recebido comentários de ódio.
Cabe à literatura puxar os assuntos que todos procuram evitar. E no romance A História de Roma, Bértholo concebeu uma cativante narrativa íntima que, a partir dos problemas que levanta a maternidade, nos faz enfrentar as questões mais duras que hoje se nos colocam.
A autora de ‘Entrevista com o Vampiro’ – um livro de 1976 que foi adaptado para um filme homónimo com Tom Cruise, Brad Pitt e Antonio Banderas, entre outros – escreveu mais de 30 romances na área da literatura de fantasia e gótica.
A autora tem três obras publicadas em Portugal: “Os doentes do doutor García”, de 1999, “Castelos de cartão”, de 2007, e “Os ares difíceis”, de 2008.
Recebeu vários prémios literários ao longo da vida, nomeadamente o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores.
Maria dos Remédios da Silva Guerreiro, de 92 anos, não resistiu à doença e morreu no Hospital Distrital de Faro.
Passou os últimos anos arredada da vida pública, depois da grande notoriedade que atingiu nas décadas de 80 e 90, e que culminou com a atribuição do Prémio Camões em 2004.
A escritora morreu esta segunda-feira, depois de ter escrito mais de 50 livros, colaborado com o cineasta, Manuel de Oliveira e recebido o prémio mais importante da literatura, o Prémio Camões.
Jornalista, repórter de guerra, escritora e viajante, abominava duas coisas acima de tudo: o tédio e que lhe fizessem perguntas sobre Ernest Hemingway, o seu segundo marido. Dizia que fora durante os casamentos que se sentira mais sozinha e que preferia viajar num navio cheio de dinamite a fazer um cruzeiro. “Cinco Travessias do Inferno”,…
Escritora Corinne Maier falou sobre um dos seus livros mais polémicos de sempre
Estamos longe ainda de ser mudados depois de ouvir cantar a agonia dos protagonistas das novas odisseias por desertos, mares e montanhas para alcançar o coração da Europa. Numa ira contida, a escritora que, em 2015, dedicou o Prémio Camões à Grécia, tenta dar voz àqueles que perecem no caminho e, mais ainda, àqueles que…
Nasceu há 92 anos no apartamento da Rua Coelho da Rocha onde hoje é a Casa Fernando Pessoa. Viveu lá, com os seus pais e o tio, o célebre poeta, até aos dez anos. ‘Hoje parece especial, mas para mim não havia nada de esquisito em ter aquele tio lá em casa’.
A jornalista e escritora esteve na semana passada em Lisboa para o lançamento deste livro, que aborda o lado menos conhecido do “triunfo cristão”