O pedido foi assinado por 101 eurodeputados, membros de todos os grupos políticos, criticando esta prática nas instituições, órgãos e agências da União Europeia.
As 500 vagas destinam-se a jovens licenciados até aos 30 anos que estejam desempregados ou à procura do primeiro emprego, ou até aos 35 anos, se existirem casos de incapacidade ou deficiência.
Já abriram as candidaturas para o programa INOV Contacto
Candidatos têm de frequentar o ensino superior
As vagas estão abertas até 10 de julho
Candidaturas abertas até dia 5 de Março
A medida agora anunciada surge na sequência das alegadas fraudes nos estágios profissionais.
Dinheiros públicos pretendem ajudar os jovens a arranjar emprego, mas apenas um terço consegue contrato.
Fraudes de patrões com verbas do IEFP podem também ser crimes de fraude fiscal e branqueamento. Gestores arriscam multas e até penas de prisão.
Em causa estão denúncias de jovens que têm de entregar parte do que recebem do Estado ao patrão. IEFP também já começou a investigar
IEFP gasta 200 milhões de euros por ano a subsidiar salários, mas só um terço dos jovens são contratados.
Os estágios do IEFP estão a ser alvo de fraudes. Há quem tenha de entregar parte do que recebe ao patrão. A falta de opções faz com que os jovens aceitem práticas criminosas.
Em alguns casos, jovens também são obrigados a pagar a TSU, valor que deve ser suportado pela empresa
O número de trabalhadores que foram integrados no mercado de trabalho após um estágio profissional do IEFP caiu de 42,4% em 2013 para 33,3% em 2014, segundo um relatório divulgado ontem pelo Tribunal de Contas.
A maioria PSD/CDS-PP acusou hoje o PS de fazer “uma bola de sabão muito bonita” através do anunciado cenário macroeconómico, enquanto toda a oposição desconfiou dos dados de sucesso da empregabilidade dos estágios e outros programas governamentais.
As candidaturas para os cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) abrem em Julho, anunciou hoje o ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares.
O Conselho Luso-Americano para Liderança nos Estados Unidos (PALCUS) está a aceitar, até final de Julho, candidaturas para um programa de estágios e outro de bolsas de estudo nos Estados Unidos.
A associação de estudantes e investigadores portugueses nos Estados Unidos (PAPS) lança no próximo ano um programa que dará oportunidade a alunos portugueses, do ensino superior, de realizar um estágio de quatro semanas nos EUA.
O Ministério da Saúde prepara-se para alterar a lei que define o programa de formação de Medicina Geral e Familiar, diversificando os locais onde podem fazer estágios, de forma a arranjar as 1.548 vagas necessárias para todos os licenciados.