O economista Eugénio Rosa aponta várias medidas que devem ser tomadas pelo Governo para ajudar a melhorar o nível de vida dos portugueses.
Alerta é do economista Eugénio Rosa que diz existir uma ‘campanha de manipulação da opinião pública’. Economista explica ao Nascer do SOL o seu ponto de vista através de dados reais.
O alerta é dado por Eugénio Rosa ao referir ainda que a escalada de preços também é causada pela “inflação de lucros”, enquanto os trabalhadores vão perdendo o seu poder de compra.
Alerta é do economista Eugénio Rosa que diz que “é uma ilusão pensar ou dizer, como faz o Governo e Mário Centeno, que a inflação é temporária”.
Eugénio Rosa diz que o IEFP e o Governo “escondem” número real de desempregados, já que muitos não estão inscritos nos centros de emprego
Economista diz que falta de medidas contribui para que SNS continue a “degradar-se” e leva portugueses “a sofrerem devido à passividade e incapacidade do Governo”.
O alerta é dado por Eugénio Rosa e diz que o resultado está à vista: “redução do poder de compra dos trabalhadores e dos pensionistas, aumento da pobreza, agravamento da situação da escola pública e do SNS”.
Alerta é de Eugénio Rosa, membro do conselho diretivo deste subsistema de saúde, apontando responsabilidades para os dois ministérios que tutelam a ADSE: Presidência e Finanças. Redução dos reembolsos em regime livre pode ameaçar sistema.
Em causa estão as alterações à lei das atualizações automáticas das pensões em 2023.
As contas são de Eugénio Rosa, que aponta para o aumento da precariedade e da falta de investimento.
Vogal do conselho diretivo deste subsistema de saúde lamenta que Governo esteja a fazer alterações no regulamento eleitoral “para favorecer amigos”. Aponta também o dedo à dupla tutela: Ministério do Estado e da Presidência e das Finanças.
Eugénio Rosa aponta o dedo ao Estado e às empresas por não “conseguirem utilizar de forma atempada e eficiente” essas verbas.
Eugénio Rosa dá cartão vermelho ao Governo que, para atenuar a escalada de preços, deu apenas 60 euros a famílias, não abrangendo todos os que precisam.
Alerta é do economista Eugénio Rosa, que chama a atenção para a perda de poder de compra e faz as contas à diferença entre abril de 2021 e deste ano. Aumento dos cereais é o mais gritante e traz outros aumentos, como o da carne.
Eugénio Rosa aponta o dedo ao Governo ao garantir que a sua “única preocupação é reduzir o défice e a dívida”. Economista questiona ainda o aumento reduzido dos salários da função pública e das pensões que serão “arrasados” pela subida da inflação.
A proposta entregue esta semana pelo Governo não convence os economistas contactados pelo Nascer do SOL, que consideram que o documento é ‘pouco ambicioso’ e propagandista, no que diz respeito ao aumento de rendimentos face à alteração de escalões do IRS. Outra crítica diz respeito às metas estipuladas pelo Executivo, que, acusam, está a ‘apoiar-se…
Economista fez contas às perdas dos capitais próprios e ao número de associados e arrasa resultados: “São prejuízos enormes” em sete anos.
A acusação é de Eugénio Rosa, representante dos beneficiários no conselho diretivo do subsistema de saúde dos funcionários públicos.
O economista Eugénio Rosa compara o número de administradores, salários e regalias do Banco Montepio com a Caixa e, além de considerar que são superiores, lembra que o banco é 4,8 vezes mais pequeno.