As farmácias vão funcionar em complementaridade com os centros de saúde, administrando as vacinas a utentes entre os 60 e os 84 anos e aos seus profissionais de saúde.
A Jornada de Recolha de Medicamento está a decorrer, este sábado, entre as 09h00 e as 19h00.
Investir na utilização adequada de medicamentos deve ser prioridade do SNS.
Ema Paulino, Presidente da Associação Nacional das Farmácias, defende um papel mais ativo das farmácias,
Das vacinas administradas contra a gripe, a maior parte foi dada nas farmácias.
Fernando Araújo defendeu a importância de aproveitar esta “máquina instalada” nas farmácias para alargar a outras vacinas do Programa Nacional de Vacinação (PNV), nomeadamente da vacina do tétano e da difteria
De janeiro a novembro foram apresentadas 557 reclamações contra este setor no Portal da Queixa.
Ozempic, Trulicity, Inderal e Rivotril são quatro dos vários medicamentos que se encontram em falta nas farmácias. Marta Lino e Sofia Fernandes falam das dificuldades que enfrentam.
Autoridades de saúde explicam que recomendações foram atualizadas tendo em conta “a atual situação epidemiológica e a melhor evidência científica”.
O Executivo aprovou ontem, em Conselho de Ministros, o fim da obrigatoriedade do uso de máscara ou viseiras nos transportes públicos – incluindo nos aviões – e nas farmácias.
Os portugueses já não têm de usar máscara nos transportes públicos e nas farmácias, mas Marta Temido chama a atenção para a população mais vulnerável.
Nas situações de maior vulnerabilidade das pessoas que vivem com doença, ou na prestação de serviços de saúde nas farmácias realizados em gabinete de atendimento personalizado, a ANF recomenda a manutenção do uso de máscara ou viseira”, diz Ema Paulino, presidente da instituição, em declarações à agência Lusa.
A medida é apenas válida para quem tem prescrição médica.
A medida deve estar em vigor até ao final de junho.
Preço dos testes “não pode exceder os dez euros” e a gratuitidade está dependente de receita médica prescrita pelo SNS.
Esta segunda-feira, as farmácias registaram um pico de procura de testes ao vírus, nesta que será a sexta vaga no país.
Farmácias portuguesas estão a receber pedidos de comprimidos de iodo e nas redes sociais foi denunciado o “marketing bélico” de um suplemento com dosagem muito abaixo do indicado para situações de exposição a radiação. Sociedade Portuguesa Medicina de Urgência e Emergência alerta para publicidade enganosa e Associação Nacional das Farmácias diz ao i que vai…
Farmacêuticos relatam aumento de pedidos. Infarmed não esclarece se existe reserva.
Alunos vão poder ser testados tanto nas escolas como nas farmácias locais.