Fernando Araújo não respondeu às perguntas de Ana Paula Martins no relatório que entregou no Ministério. Mas as suas respostas estão num artigo que assina na última edição da Frontiers.
Um dossiê de 648 páginas cheio de legislação, contratos e despachos. Foi assim que o ex-DE-SNS se despediu da ministra: deixando-a sem respostas, em vez de análises SWOT, Araújo respondeu com o Mundial de 2030.
Demissão de Fernando Araújo não foi surpresa. O DE-SNS não quis ficar em banho-maria e tomou a iniciativa. Reforma na saúde será revista mas a prioridade agora é ter o plano de emergência a tempo das Europeias.
Ana Paula Martins foi informada por mail da decisão.
Ana Paula Martins mantém, por enquanto, Fernando Araújo na liderança do SNS. Tudo depende da sua disponibilidade em rever o modelo que ele próprio inventou e executar um novo. Para já, ninguém dá o primeiro passo.
Cumprindo o programa da AD, o novo Governo deverá reverter o essencial da reestruturação do SNS. E, se isso acontecer, Fernando Araújo sairá. Enquanto isso, continua a sua cruzada.
Fernando Araújo deixa apelo aos médicos: “Temos de reclamar direitos, mas de uma forma que seja eticamente irrepreensível”.
Para o PM, o problema do SNS não é financeiro.
Anúncio foi feito pelo diretor executivo do SNS na Comissão Parlamentar da Saúde.
Fernando Araújo foi nomeado pelo Governo para diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e entra, hoje, em funções.
Sucede ao médico Fernando Araújo, que assumiu o cargo de diretor executivo do SNS.
Diretor executivo “é órgão diretivo, de representação e de mais elevada responsabilidade de gestão do SNS”.
Ministro da Saúde considera que Fernando Araújo “é uma personalidade bem conhecida dos portugueses e um profissional de méritos reconhecidos”.
Presidente do conselho de administração do Hospital de São João ainda não terá respondido oficialmente.
Fernando Araújo defende que os timings da pandemia são implacáveis. É preciso agir em antecipação.
Ala pediátrica funciona em contentores há cerca de 10 anos.
Fernando Araújo falou sobre o surto na cerimónia da entrada de 20 camas de cuidados de Média Duração e Reabilitação do Instituto São João de Deus, em Caminha, em funcionamento
Secretário de Estado Adjunto e da Saúde assumiu não dormir descansado por causa deste problema