Por causa da agitação marítima forte, o IPMA emitiu aviso amarelo para os distritos de Lisboa e Leiria entre as 00h00 de domingo e as 00h00 de segunda-feira
Ao pensarmos no frio, é natural que façamos a associação com as comunidades indígenas que vivem em regiões como o Polo Norte, Alasca ou Ártico, mais conhecidos como esquimós. Com os olhos rasgados, a pele escura, as vestimentas de pelo de animal e, claro, os famosos iglus… Em pequenos, os nossos pais ensinam-nos o “beijinho…
Em alguns dos países mais frios da Europa e do mundo usa-se bombas de calor, aproveitam-se os recursos que a terra dá ou aquece-se o chão. Tudo para manter as casas a temperaturas confortáveis sem gastar uma loucura de energia.
Casas frias são muitas vezes sinónimo de problemas de saúde. Os internamentos aumentam e o frio mata. Especialistas explicam os riscos a curto e a longo prazo.
Muitas casas portuguesas não estão preparadas para temperaturas baixas. Ao mesmo tempo, a esmagadora maioria dos ordenados não permite luxos como ter o ar condicionado ou o aquecedor sempre ligados. Fique a conhecer alguns truques para se aquecer e poupar nos dias mais frios.
Algumas partes do país podem contar com temperaturas mínimas de 1ºC
IPMA aponta também para o regresso da chuva e do vento.
Em comunicado, o IPMA informa que Portugal continental tem vindo a ser influenciado por uma massa de ar polar, o que justifica o frio dos últimos dias.
As estações de Santa Apolónia, Oriente e Rossio estarão abertas a partir da madrugada de 09 de janeiro até à madrugada de dia 14.
Estará aberto, esta terça-feira, o Pavilhão Municipal Casal Vistoso, onde serão servidas refeições quentes, alimentos e agasalhos.
Mínimas vão variar entre os -5ºC e os 8ºC.
Termómetros podem registar até -3°C em Bragança e -2ºC em Vila Real e na Guarda, de acordo com o alerta que entrou em vigor às 01h53.
Há uma probabilidade de 95 por cento de que este Inverno quebre recordes históricos de temperatura a nível mundial, com regiões nas latitudes médias-baixas da Europa e da Ásia e na maior parte das Américas a prepararem-se para uma estação “excecionalmente quente”.
Portugal continental vai ser influenciado por anticiclone, que se deslocará gradualmente para a Península Ibérica até dia 26 de dezembro.
“Vão ser dias de tempo frio e seco com céu pouco nublado”.
Procura aumento cerca de 120% e 105% só nos primeiros 20 dias deste mês.
A tempestade, que atingiu o país no domingo, deixou milhares de localidades sem eletricidade e provocou estragos nas estradas.
Vento vai aumentar a sensação de frio.
Recorde-se que o Papa recebeu, no fim de semana passado, alta hospitalar, depois de ter estado três em internamento devido a uma bronquite.