Manter a pele hidratada, sobretudo o rosto, as mãos e os lábios, beber água e bebidas quentes e consumir sopa são outras das indicações da autoridade de saúde
Entrada de uma massa de ar polar marítima traz queda de neve, agitação marítima forte e temperaturas muito baixas em várias regiões do país.
IPMA alerta para ondas que podem chegar aos 11 metros e para queda de neve na Guarda e em Castelo Branco, com impactos na circulação e risco de gelo.
As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para vários dias de frio intenso, incluindo temperaturas negativas em vários distritos do Norte
Se já sentiu que o ar estava diferente, prepare-se. O frio que começou a instalar-se na terça-feira acentuou-se hoje e promete tornar-se ainda mais intenso. Sábado será o dia mais gelado da semana, com temperaturas negativas em várias regiões do país.
Na primeira semana de janeiro, registaram-se 319 mortes em excesso, na segunda 428, na terceira 137 e na quarta 307
Entre os problemas mais comuns nas estão o fraco isolamento de janelas ou portas e a presença de humidade e fungos/bolores.
além de abertura do pavilhão, serão reforçadas equipas no terreno para entrega de refeições quentes e agasalhos às pessoas, devido ao frio.
Por causa da agitação marítima forte, o IPMA emitiu aviso amarelo para os distritos de Lisboa e Leiria entre as 00h00 de domingo e as 00h00 de segunda-feira
Ao pensarmos no frio, é natural que façamos a associação com as comunidades indígenas que vivem em regiões como o Polo Norte, Alasca ou Ártico, mais conhecidos como esquimós. Com os olhos rasgados, a pele escura, as vestimentas de pelo de animal e, claro, os famosos iglus… Em pequenos, os nossos pais ensinam-nos o “beijinho…
Em alguns dos países mais frios da Europa e do mundo usa-se bombas de calor, aproveitam-se os recursos que a terra dá ou aquece-se o chão. Tudo para manter as casas a temperaturas confortáveis sem gastar uma loucura de energia.
Casas frias são muitas vezes sinónimo de problemas de saúde. Os internamentos aumentam e o frio mata. Especialistas explicam os riscos a curto e a longo prazo.
Muitas casas portuguesas não estão preparadas para temperaturas baixas. Ao mesmo tempo, a esmagadora maioria dos ordenados não permite luxos como ter o ar condicionado ou o aquecedor sempre ligados. Fique a conhecer alguns truques para se aquecer e poupar nos dias mais frios.
Algumas partes do país podem contar com temperaturas mínimas de 1ºC
IPMA aponta também para o regresso da chuva e do vento.
Em comunicado, o IPMA informa que Portugal continental tem vindo a ser influenciado por uma massa de ar polar, o que justifica o frio dos últimos dias.
As estações de Santa Apolónia, Oriente e Rossio estarão abertas a partir da madrugada de 09 de janeiro até à madrugada de dia 14.
Estará aberto, esta terça-feira, o Pavilhão Municipal Casal Vistoso, onde serão servidas refeições quentes, alimentos e agasalhos.