Carlos Pinto, membro da comissão instaladora do partido Aliança, disse esta semana que faltam 45,1 milhões de medicamentos e voltou a trazer o problema da falta de fármacos para a atualidade.
O Infarmed decidiu hoje retirar do mercado dezenas de medicamentos genéricos, seguindo as recomendações da Agência Europeia do Medicamento (EMA), devido a problemas detetados nos ensaios clínicos, anunciou hoje a autoridade nacional do medicamento.
A Agência Europeia do Medicamento recomenda a suspensão de centenas de genéricos, dos quais 64 comercializados em Portugal, mas o Infarmed ainda não tomou uma decisão, alegando que “a análise de risco não evidenciou existir falta de segurança ou eficácia”.
As farmácias que aumentarem a quota de medicamentos genéricos vão receber incentivos financeiros, que serão ainda definidos no futuro, segundo um acordo assinado hoje entre o Ministério da Saúde e a Associação Nacional de Farmácias (ANF).
Esqueçam-se os maços de tabaco tal como hoje os conhecemos. Esqueçam-se os famosos logótipos – que identificam imediatamente a marca dos cigarros -, as cores vivas e atractivas, o design original e os diferentes formatos.