Com o caso de sábado, sobe para 19 o número de agressões a guardas prisionais este ano, apenas menos sete do que em todo o ano de 2023, que totalizou 26.
Os serviços minimos estão a ser assegurados.
Foram encontrados casos de violência nas prisões de Lisboa, Linhó e Vale de Judeu, e indícios de agressões na prisão de Custóias.
O RASI revela ainda que global o volume de apreensões de droga nas cadeias diminuiu 38%
Os sindicatos avançaram com contraproposta que será analisada pela ministra da Justiça.
Atualmente, existem apenas 3.885 guardas prisionais no ativo, um numero que irá ser reduzido em menos sete centenas, até ao final do ano.
Os guardas estão em greve desde 13 de fevereiro
A greve dos guardas prisionais obrigou a adiar o julgamento de “Macaco” e outros oito acusados de terem agredido adeptos do Benfica e agentes da polícia.
Os guardas prisionais estarão em greve às diligências até 25 de fevereiro em protesto pela “valorização e dignificação dos profissionais”, pela reestruturação de suplementos remuneratórios e a aprovação do sistema de avaliação de desempenho.
Crime terá ocorrido no final de março do ano passado.
Entre os motivos da greve está o pagamento imediato do suplemento de segurança prisional.
Guardas prisionais facilitavam a entrada de cocaína e haxixe na prisão de Paços de Ferreira.
Foram realizadas 52 buscas numa ação que visa combater o tráfico de estupefacientes.
Entre as reivindicações dos guardas prisionais constam um horário digno.
Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional aponta o dedo ao Ministério e à Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.
Lisboa, Caldas da Rainha e Sintra foi onde se sentiu maior impacto da greve. No entanto, sindicato fala de impacto reduzido devido a despacho “agressivo” do diretor-geral.
Em Lisboa, Caldas da Rainha e Sintra foi onde se sentiu maior impacto da greve. No entanto, sindicato fala de impacto reduzido devido a despacho “agressivo” do diretor-geral dos serviços prisionais
Prisioneiro não acatou ordens de encerramento e guardas recorreram a meios coercivos
O presidente do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional, Jorge Alves, abordou o assunto durante as comemorações do 37º Dia do Corpo da Guarda Prisional.