Estamos longe ainda de ser mudados depois de ouvir cantar a agonia dos protagonistas das novas odisseias que tentam alcançar o coração da Europa, atravessando desertos, mares e montanhas. Numa ira contida, a escritora que, em 2015, dedicou o Prémio Camões à Grécia, tenta dar voz àqueles que perecem no caminho e, sobretudo, àqueles que…
Reconhecida e justamente premiada sobretudo como romancista, Hélia Correia, revelada em 1981 com a novela O Separar das Águas, a que logo fez seguir O Número dos Vivos (1982), privilegia declinações discretas da sua existência de escritora.
O que faz um escritor depois de um prémio de vulto? Após receber o Camões, Hélia Correia garante que nada mudou na sua vida, pessoal e literária: segue o mesmo ritmo, viaja da mesma maneira – em busca dos trajetos de alguns heróis literários –, e escreve do mesmo modo, sempre que lhe surge uma…
A escritora portuguesa Hélia Correia, Prémio Camões 2015, dedicou à Grécia o maior galardão literário de língua portuguesa durante a cerimónia de entrega, que decorreu hoje, no Palácio Foz, em Lisboa.
A escritora portuguesa Hélia Correia recebe hoje o Prémio Camões, de literatura em língua portuguesa, que lhe foi atribuído em junho, por unanimidade do júri, apesar de a autora se sentir alheia às “probabilidades de reconhecimento literário”.
A escritora Hélia Correia, vencedora do Prémio Camões 2015, afirmou hoje que ficou feliz ao saber da “muito generosa e pouco severa” atribuição do galardão à sua obra, que percorre o romance, a poesia, o teatro e o conto.
Figura discreta da literatura portuguesa, que vive longe dos holofotes da fama, a escritora Hélia Correia, Prémio Camões 2015, tem uma obra literária premiada com os mais importantes galardões literários nacionais.
A escritora portuguesa Hélia Correia é a vencedora do Prémio Camões 2015, foi hoje anunciado no Rio de Janeiro, Brasil.