Jogos de espionagem, leilões clandestinos de arte roubada, transações com ouro nazi e duras negociações diplomáticas. No seu novo livro, o historiador britânico retrata o papel dúbio de Portugal durante a II Guerra Mundial e conta como o país lucrou com a neutralidade.
Informação foi confirmada pelo atual diretor da Torre do Tombo, que lembrou a preocupação do historiador em “valorizar a memória nacional”.
Tinham personalidades diferentes mas partilhavam a sede de poder e a falta de escrúpulos. ‘Tenho a certeza de que Hitler e Estaline tinham uma admiração gigantesca pela crueldade um do outro’, defende o historiador Laurence Rees, que passou os últimos 30 anos a estudar este período.
Um raro espólio de Alexandre Herculano, que inclui um caderno com um diário da estadia nos Açores durante a Guerra Civil, foi esta semana leiloado. Um perito da leiloeira Renascimento guia-nos pelos meandros deste tesouro de papel.
Como é que os conflitos militares e as mudanças políticas transformaram a sociedade portuguesa desde as invasões francesas? Nuno Gonçalo Monteiro, organizador da recentemente editada História Social Contemporânea (1808-2000), fala-nos sobre o fim do Antigo Regime e de um país composto por realidades muito diversas.
Michael Burleigh, historiador e comentador, deu aulas em Oxford e Stanford e venceu o prestigiado prémio Samuel Johnson para não-ficção em 2001 com uma nova história do Terceiro Reich. Em Portugal acaba de ser publicado Uma História do Presente: o melhor e o pior dos mundos (Edições 70).
Sabia que o amarelo se tornou mal visto na Idade Média quando apareceu o dourado? Que o vermelho, e não o preto, era considerado o oposto do branco? Que ninguém podia aparecer vestido de verde perante a Rainha Vitória? O historiador Michel Pastoureau, que estuda a história das cores há 50 anos, explica estas e…
O historiador que soprou o pó que assenta nos livros e serviu o passado através de uma mecânica caleidoscópica, entra pela morte como quem nasce do lado da História.
O jurista e historiador António Manuel Hespanha faleceu aos 74 anos, vítima de um cancro no cólon.
Historiador britânico desvaloriza feito de Fernão de Magalhães. Felipe Fernández Armesto considera também que a expedição do navegador “foi uma iniciativa ativa e assumidamente anti-portuguesa”.
John Richardson, historiador da arte, crítico e amigo de Picasso, morreu aos 95 anos, antes de conseguir concluir a sua monumental biografia do pintor espanhol.
“O perigo de uma guerra tradicional existe e é cada vez maior, mas a guerra na nova forma, essa já começou”, diz António José Telo
Nas vésperas do centenário do Armistício, que se celebra a 11 de novembro próximo, o SOL entrevista o popular historiador escocês, que desfaz alguns mitos acerca do primeiro conflito à escala global.
Fundador do MDP/CDE e deputado da Assembleia Constituinte faleceu aos 86 anos
Entrevista ao historiador e investigador italiano Steven Forti sobre a nova etapa política que se abre em Itália com afundamento dos partidos europeístas e a vitória dos populistas.
Em 1984, Orlando Figes era um jovem estudante quando foi pela primeira vez a Moscovo. Deparando-se com as limitações impostas aos estrangeiros, descobriu que poderia contorná-las… na casa de banho. A propósito da publicação em Portugal da sua História da Revolução Russa, conversámos com o autor sobre a utopia, os horrores e os traumas do…
O historiador Manuel Lucena morreu hoje de madrugada, em Lisboa, aos 77 anos, vítima de doença súbita, disse à agência Lusa fonte familiar.