Bernardo Trindade, presidente da Associação da Hotelaria de Portugal, revela as tendências para o setor do turismo. BTL decorre na FIL do dia 28 de fevereiro a 3 de março.
Com 42 hotéis em Portugal, Brasil e Cuba, o grupo Vila Galé teve receitas totais de 275 milhões de euros em 2023, um aumento de mais de 20% face a 2022.
Nos mercados externos, continuaram a destacar-se o Canadá e os Estados Unidos, com as maiores taxas de crescimento (+33,7% e +23,7%, respetivamente), sendo de assinalar também o mercado austríaco (+21,5%).
Procura por ‘destinos de turismo sustentável’ vai disparar no futuro. Bernardo Trindade, presidente da AHP, defende que Portugal deve afirmar-se como destino sustentável , mas que isso não passa por limitar o excesso de turismo.
Em 375 estabelecimentos inquiridos, correspondentes a 40% dos associados, 54% dizem que os níveis da operação já alcançaram os registados em 2019
Valor acrescentado bruto gerado pelo turismo aumentou 27,3% em 2021, de acordo com os dados do INE.
Medidas restritivas anunciadas pelo Governo significaram “um terrível abanão” para os hotéis, diz Raul Martins.
Menos turistas representam menos ocupação, logo menor receita. Há muitos empresários do setor que não encontram outra solução se não vender as suas unidades hoteleiras.
A AHP lembra que a aceitação de certificados digitais de vacinação provenientes, para já, dos EUA, Canadá, Israel e Espaço Schengen, é “fundamental”, dada a importância que estes mercados têm para Portugal.
Nas unidades hoteleiras, ASAE não detetou qualquer incumprimento.
Governo e task-force de vacinação anunciam primeira ação de testagem com postos móveis na capital. Eventual recuo no desconfinamento, esta semana ou na próxima, será avaliado em conselho de ministros.
A medida será aplicada não apenas para cidadãos do Brasil ou da África do Sul, mas também a mais 20 países, incluindo Portugal, Cabo Verde, Angola e Moçambique, e ainda Argentina e Chile, dos quais estão, por agora, cancelados voos diretos e proibida a entrada de visitantes devido às ligações próximas com Brasil e África…
Quase metade dos estabelecimentos de alojamento turístico terão encerrado ou não registaram movimento de hóspedes em novembro.
Na noite de passagem de ano, os restaurantes dos hotéis podem estar abertos depois das 22h30 para hóspedes, mas há alguns que vão optar por fechar a essa hora.
Entidades exploradoras têm de seguir alguns critérios para utilizar estes estabelecimentos. Saiba quais
PSP está a montar uma megaoperação na capital para os jogos dos quartos-de-final, meias-finais e final. Espaços como o aeroporto também tidos em conta para proteção.
Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) está a trabalhar com o Turismo de Portugal e com a Direção-Geral da Saúde (DGS) para ser criado um “selo de garantia sanitária nos hotéis”.
Para este ano estava prevista a abertura de 51 novas unidades hoteleiras, num total de cinco mil camas. A abertura está adiada ‘até a situação estar resolvida’, diz ao SOL a AHP.
Ainda assim, Associação da Hotelaria de Portugal defende que os reembolsos dos financiamentos terão de ser alargados para cerca de três anos. Medida vai ser proposta ao Governo.