“As pessoas adultas carecidas de acompanhamento merecem mais e melhor apoio”
Nos ‘países ricos’, a geração baby boomer está a beber mais álcool, a consumir mais drogas e a fazer sexo desprotegido e casual. A conclusão é de um estudo divulgado pela revista The Economist.
Lares estão mais caros e as vagas também não respondem à procura. O Governo tem avançado com medidas mas nem sempre são suficientes. E há muita pobreza na velhice. Quais os desafios daqui para a frente?
Após a GNR ter ido ao local, “apurou-se que os idosos residentes no local viviam em condições precárias de higiene, resultantes da falta de habitabilidade do estabelecimento”.
Situação foi denunciada por uma das vítimas.
Portaria que aumenta o CSI em mais 30 euros foi esta terça-feira publicada em Diário da República.
Até agora, os utentes com problemas de incontinência eram obrigados a adquirir os produtos necessários por conta própria e só podiam pedir reembolso de parte do custo posteriormente.
A GNR deslocou-se ao local após ter recebido uma denúncia na sequência de burla a idosos. Ao chegar ao local, as agentes concluíram que os suspeitos tinham simulado um acidente de viação e imputado às vítimas o pagamento da reparação dos alegados danos.
Querida avó, Eis que começou o mês de outubro, trazendo o outono, as noites um pouco mais frias, embora com dias bastante ensolarados. Recentemente, li um estudo em que referia que nós, os humanos, passamos por dois picos importantes de mudanças moleculares – algo que os autores associam ao envelhecimento – um por volta dos…
Em muitos dos caso os maus-tratos ocorrem no seio familiar, nomeadamente de pais para filhos.
Os lares são uma opção cada vez mais urgente mas que não está ao alcance de todos. E conseguir vagas está difícil.
O dinheiro não chega para tudo e a saúde por vezes também não ajuda. Os casos de filhos que voltam para casa dos pais ou de pais que têm que ir viver com os filhos são muitos. Contamos-lhe algumas destas histórias.
Existe um leque de doenças que afeta os idosos, como a diabetes ou as patologias cardiovasculares, como explica o médico João Alves Mendes. Para o colega João Pedroso de Lima “a solidão é uma das piores coisas de que podem sofrer”.
Como será não ter ninguém para nos fazer companhia?Sentirmo-nos isolados e esquecidos? São cada vez mais os idosos que se sentem assim em Portugal. O que podemos fazer para combatê-lo?
O Japão atingiu um recorde de centenários e o Peru acredita que um cidadão daquele país é o mais velho do mundo. Já Portugal envelhece cada vez mais.
O presidente da União das Misericórdias Portuguesas (UMP) reconhece que os lares estão ‘cheiíssimos’ e que é preciso ‘um milagre’ para ter uma vaga. Os privados dão alguma resposta, mas inacessível para muitos portugueses. E Manuel Lemos lembra: ‘Somos um país envelhecido e um país pobre’.
Um terço dos internamentos em cuidados continuados são sociais.
Desde 2009, a população idosa em Portugal tem crescido mais de 2% ao ano e conta atualmente com mais de 2,5 milhões de pessoas com 65 anos ou mais. Hoje há 2,6 ativos por cada idoso. Há 20 anos eram quatro.