O Papa Leão XIV tenta a todo o custo manter a Igreja unida, mas não vai ter muito mais tempo até ser obrigado a falar dos temas fraturantes. Para já, a sua definição de casamento deixou os progressistas tristes.
Para 27 de novembro, está previsto um congresso internacional sobre o tema em Fátima, para tentar “pensar um pouco o papel da Igreja Católica, não só na prevenção, mas também na resposta à violência sexual”
O cardeal Rober Prevost é o novo líder da Igreja Católica. É o primeiro papa natural dos Estados Unidos e os primeiros quatros anos de pontificado serão coincidentes com a segunda administração Trump. Será Leão um contrapeso, um conciliador, ou ambos?
Cardeal Prevost foi eleito à quarta votação, colocando um ponto final num breve conclave de dois dias.
Angelo Becciu adquiriu um imóvel de luxo em Londres com dinheiroque iria servir para obras de caridade.
Américo Aguiar, Tolentino Mendonça, Manuel Clemente e António Marto são os quatro portugueses com voto no conclave. Há ainda outros nove lusófonos a participar na escolha do sucessor de Francisco.
Líder da Igreja Católica tinha surpreendido os fieis no Domingo de Páscoa ao aparecer na varanda da Basílica de São Pedro. Veja o anúncio do camerlengo Kevin Farell sobre a morte de Francisco
A adopção da cruz como símbolo do Cristianismo remete para a agonia de Jesus. Mas por que colocou a Igreja a tónica no sofrimento e na morte do seu fundador? Não deveria antes centrar-se na obra que fez em vida?
Numa nota divulgada, a equipa refere que, na próxima segunda-feira, termina o prazo para a apresentação dos pedidos de compensação financeira por parte das pessoas que declarem ter sido vítimas de abusos sexuais.
O Papa Francisco apresenta uma melhoria gradual e leve do seu estado de saúde
Sumo Pontífice precisou de retomar a ventilação mecânica “não invasiva”.
“Devido ao estado de saúde do Santo Padre, a Audiência Jubilar de sábado, 22 de fevereiro, foi cancelada”, diz numa nota do Vaticano.
O chefe da Igreja Católica fez 88 anos em dezembro.
São centenas de milhares de crianças, jovens e idosos que o Patriarcado de Lisboa apoia através da sua obra social. Os utentes estão a mudar e há cada vez mais pedidos de imigrantes, de jovens e da classe média.
A PJ recomendou o arquivamento da queixa contra D. José Ornelas por suposto encobrimento de abusos sexuais em Moçambique. O inquérito sugere que o denunciante, João Oliveira, seja acusado de denúncia caluniosa. O Ministério Público ainda não se pronunciou sobre o caso.
“É preciso dizer claramente: há quem trabalhe sistematicamente por todos os meios para repelir os migrantes. E isso, quando feito de forma consciente e responsável, é um pecado grave”, afirmou.
O deão da catedral de Colónia, a mais rica da Alemanha, vai participar numa palestra cujo tema é “Deus vai ao encontro dos gays”. Conservadores reprovam.
Os pedidos devem ser entregues até 31 de dezembro de 2024 junto do Grupo VITA ou da Comissão Diocesana de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis onde tiverem ocorrido os factos.