Demitiu-se da presidência da União de Freguesias da Foz no Porto e desistiu de disputar a liderança da Iniciativa Liberal com Rui Rocha.
Depois de Rui Rocha ter dito que esperava que Conselho de Jurisdição da IL tomasse ‘decisão exemplar’ sobre Tiago Mayan, há militantes a afirmar que o partido tem vários telhados de vidro, mas são situações menos graves do que falsificar assinaturas
Ex-candidato à liderança já assumiu que falsificou assinaturas, o que levou a sair da União de Freguesias da Foz do Porto e diz estar arrependido de ‘ato censurável’.
Presidente demissionário da União de Freguesias da Foz do Porto pede desculpa por falsificação de assinaturas e mostra-se disponível para prestar esclarecimentos e enfrentar eventuais responsabilidades.
Depois de ter enviado mensagens a militantes a dizer que confessa sentir falta de apoio interno, o deputado Carlos Guimarães Pinto voltou a deixar recados para dentro do partido.
Em causa está uma ata da reunião do júri do Fundo de Apoio ao Associativismo Portuense, de 16 de setembro, que terá sido elaborada e falsificada por Tiago Mayan
Apesar das críticas, o deputado diz que se mantém no partido, “enquanto me quiserem, cá estarei”.
O partido justifica com ausência de visão reformista e falta de alinhamento com o programa eleitoral da AD
Conselho Nacional já foi convocado para dia 20, mas há quem vá pedir responsabilidades pelos atrasos.
“Estamos mais para votar contra, mas não quer dizer que isto seja definitivo”, disse Rui Rocha.
Um grupo de conselheiros quer convocar o conselho Nacional para pedir esclarecimentos à Comissão Executiva sobre as contas do partido.
Estatutos da Iniciativa Liberal exigem luz verde das duas entidades para a aprovação de contas
O conselheiro de Estado marcou presença no Campus da Liberdade, seguindo o exemplo de Marcelo Rebelo de Sousa, que, em 2015, ainda antes de anunciar a sua candidatura, esteve na Festa do Avante!.
A IL pediu a audição urgente do presidente da Unidade Local de Saúde (ULS) de Santa Maria sobre a ameaça de processos judiciais a utentes que ofendam profissionais de saúde nas redes sociais, classificando o ato «de censura».
Os liberais defendem que o país deve apelar, junto das organizações internacionais que integra, para um “reconhecimento, o mais alargado possível”.
Tiago Mayan apresentou agora a sua candidatura à liderança da IL. Diz que o partido está estagnado e sem capacidade para influenciar a governação: ‘Temos um problema de base: aritmeticamente, não contamos’.
«Acreditamos que a atual direção do partido se tem vindo continuamente a afastar dos princípios liberais que defendemos», diz numa carta enviada aos subscritores do manifesto ‘Unidos pelo Liberalismo’.
Iniciativa Liberal esteve reunida este fim de semana para rever estatutos, mas nenhuma das duas propostas em cima da mesa foram aprovadas. O Nascer do SOL sabe que há um grupo que quer voltar a debater o tema.
Eurodeputado da IL diz que neste momento o seu voto é “não”. Liberais acusam von der Leyen de negociar com a extrema-direita.