Rui Rocha surge como favorito na reeleição para um segundo mandato na Comissão Executiva. Rui Malheiro mantém esperança na vitória face às atuais falhas da atual liderança. Há que contar ainda com as eleições para o Conselho Nacional.
Deixou o jornalismo pela assessoria de imprensa, tendo trabalhado com a embaixada de Marrocos, Câmara de Lisboa e, mais recentemente, com a Iniciativa Liberal
Em vésperas da convenção em que se candidata a um segundo mandato à frente da IL, espera que as questões internas fiquem resolvidas. Aposta em candidaturas próprias nas autárquicas, mas admite coligações.
Proposta para que o Banco de Portugal (BdP) “passe a selecionar os candidatos através de um concurso público internacional”, promovido por um novo órgão interno, designado de Conselho de Ética, Nomeações e Remunerações
Entendimento deverá abranger as principais autarquias do país, incluindo Lisboa e Porto. As próximas eleições autárquicas são vistas como um ensaio para acordos que poderão vir a ser mais abrangentes.
Grupo de membros da Iniciativa Liberal leva a votação Moção Setorial à Convenção a recomendar ida a votos sozinhos em Lisboa, Porto e Braga e dizem que crescimento pela autonomia do partido.
As eleições para todos os órgãos do partido, incluindo o presidente, estão marcadas para dia 1 e 2 de fevereiro. Na corrida para a liderança da Iniciativa Liberal estão Rui Rocha e Rui Malheiro. Mas há que contar ainda com as eleições para o Conselho Nacional. Conheça os candidatos e as ideias de cada lista.
Objetivo é “levar a Iniciativa Liberal a ser Governo em Portugal e deixar de ser apenas um partido de protesto”.
Rui Malheiro, candidato à liderança da Iniciativa Liberal, lamenta a falta de ambição de Rui Rocha e acusa o atual líder de desunir os militantes e de levar à saída de quadros. Quer um partido que conquiste votos em todo o país e não apenas nas grandes cidades.
O partido vai a votos no dia 1 e 2 de fevereiro e vai eleger também a Comissão Executiva.
Como Cabeça de Lista está o Conselheiro Nacional André de Serpa Soares, fundador e primeiro coordenador do Núcleo Territorial de Alcochete.
Na corrida e já oficializado está também a lista F e a X. Para a Comissão Executiva está Rui Rocha e Rui Malheiro.
Rui Rocha diz que tem a ‘energia necessária’ para fazer do partido ‘uma solução de coragem, de mudança e de governação’ e avança com recandidatura. Rui Malheiro acena com ‘uma visão renovada e ambiciosa para o partido’.
Lançamento oficial da candidatura será dia 14 de dezembro, às 11h
Proposta da IL foi aprovada por “unanimidade”, numa votação que terminou com aplausos da bancada dos liberais.
“Feliz 25 de Novembro. Esta cerimónia solene marca um momento decisivo no caminho para a afirmação da democracia em Portugal”, disse o líder da IL, e rematou: “todos tinham direito à liberdade”.
Estratégia já levou coordenador do grupo de coordenação local João Graça a bater com a porta.
Demitiu-se da presidência da União de Freguesias da Foz no Porto e desistiu de disputar a liderança da Iniciativa Liberal com Rui Rocha.