Hipótese ainda não está confirmada pelas autoridades norte-americanas, mas está a ser analisada por serviços de informação israelitas.
Investigações das autoridades australianas concluem que o Irão é responsável por ataques antissemitas no país. Diplomatas iranianos foram expulsos. Irão nega envolvimentos e a tensão escala
Como parceiro estratégico integral, a China “continuará a apoiar o Irão na defesa dos seus direitos e interesses, através do diálogo”, acrescentou
O relatório publicado pela Comissão de Inteligência e Segurança do Parlamento britânico expõe a real e preocupante ameaça que a República Islâmica do Irão representa para o Reino Unido
Instabilidade é a palavra de ordem no que diz respeito à guerra no Médio Oriente. Especialistas ouvidos pelo nosso jornal falam sobre as consequências económicas para o mundo e para Portugal e embora pareça existir um alívio, o dia de amanhã é sempre incerto.
A oposição iraniana enfrenta grandes desafios à luz da escalada regional e das divisões internas, com a rua iraniana relutante em sair à rua apesar das pressões económicas e políticas e da escalada de críticas contra o regime.
Em causa está o facto de o Banco Central do Irão funcionar como uma via que canaliza milhares de milhões de dólares para o terrorismo, diz Israel.
A frota naval do Irão ocupa uma posição de destaque no ranking das frotas mundiais e está a trabalhar para melhorar as suas capacidades com submarinos avançados e um grupo de navios de guerra implantados em locais estratégicos, o que reforça a sua influência na região do Golfo.
“Israel. Não lancem essas bombas. Se o fizerem, é uma grave violação. Tragam os vossos pilotos para casa. Já.”, escreveu, por sua vez, nas suas redes sociais.
Trata-se de um passo importante para restaurar a estabilidade numa região em tensão e esta deve ser a nossa prioridade coletiva”, escreveu Usrula von der Leyen, numa nota publicada na rede social X.
As tropas norte-americanas em todo o Médio Oriente estão em alerta máximo, uma vez que o Irão e os seus representantes ameaçam retaliar após os mais recentes desenvolvimentos.
A missão, segundo o líder do Pentágono, não tinha como objetivo a mudança de regime iraniano.
Na segunda-feira, Paulo Rangel estará na reunião com os líderes dos Negócios Estrangeiros de toda a União Europeia.
Kallas adiantou que os ministros dos Negócios Estrangeiros europeus vão debater a situação na segunda-feira em Bruxelas.
“Concluímos o nosso bem-sucedido ataque às três instalações nucleares no Irão, incluindo Fordo, Natanz e Esfahan”, disse Trump numa publicação nas redes sociais.
A mudança de regime não é um objetivo explicito de Israel, mas, obviamente, é desejado. Independentemente do desfecho da guerra, nada será como antes no Médio Oriente.
“Já o disse muitas vezes, considero o povo russo e ucraniano o mesmo povo. Nesse sentido, toda a Ucrânia é nossa”, defendeu, citando “uma regra antiga” ao moderador do debate: “Onde a bota de um soldado russo pisa, é nosso”
O chefe de Estado turco sublinhou que “a mesa de negociações é a única forma de resolver as divergências nucleares com o Irão”