No final da votação, o deputado do Chega Filipe Melo anunciou que o partido vai avançar com um requerimento potestativo para forçar a audição dos dois ex-governantes
Foram também divulgadas fotografias que mostravam a forma como 75.800 euros em notas estavam escondidos no Palácio de São Bento onde trabalhava o então chefe de gabinete de António Costa, Vítor Escária, um dos cinco detidos no âmbito deste processo.
Requerimento do PSD surge na sequência do pedido do PCP para ouvir ex-membros do Governo do PSD.
“Acabarei por ser inocentado”, diz o ex-ministro das Infraestruturas.
Secretário de Estado é reconduzido e passa também a Adjunto.
Nota foi publicada no site da Presidência da República.
“Torno público o meu agradecimento pela honra que me foi concedida de exercer funções governativas e sei que cumpri com lealdade – ao País e aos portugueses – as funções que foram confiadas”, diz Galamba, em comunicado.
Deputado social-democrata perguntou diretamente ao ministro se se iria demitir.
O ainda chefe de Governo ficou de falar com Marcelo sobre continuidade de João Galamba no Governo, que se mantém até as eleições a 10 de março.
Nascer do SOL sabe que operação já tem 14 arguidos e decorreu em Montalegre, Boticas, Barcelos, Braga, Porto e Lisboa.
Referências à intervenção do primeiro-ministro serão “autonomamente analisadas no âmbito de inquérito instaurado no STJ”.
O caso esteve em comissão de inquérito na Assembleia da República, que acabou por nada concluir a respeito de “responsabilização” ou apuramento dos factos. O PS remeteu o caso para o Ministério Público.
Empresa registou lucros recorde de 203,5 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano.
O ministro afirma que o verdadeiro valor da TAP sairá reforçado com a escolha da localização do novo aeroporto.
A audição irá ocorrer na Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação está marcada para depois do plenário, que está previsto acabar pelas 17h00.
Ainda que o caso TAP continue a fazer correr tinta, para Costa o caso Galamba está definitivamente encerrado.
“Temos todas as condições para ter aqui, de facto, um estudo sério que é o que se pretende”, afirmou o ministro.
Episódio entre João Galamba e Frederico Pinheiro não foi objeto de análise, mas documento diz que a “sua não inclusão não desvaloriza a sua pertinência ou relevância”, remetendo a questão para outras entidades. Também ausente no relatório está a reunião entre ex-CEO da TAP e deputados socialistas, assim como a questão da reprivatização da TAP…
Vê “com muita naturalidade” o regresso de Pedro Nuno Santos como deputado.