O rei emérito, de volta a Espanha para uma regata, recusou falar das suas finanças com a imprensa, ignorando as acusações de corrupção contra si. Até o filho, Filipe VI, recusou que pernoitasse no seu antigo palácio, consciente que a monarquia espanhola está em risco de se tornar cada vez mais impopular.
A Justiça espanhola arquivou as investigações ao rei emérito, o que abre a porta ao regresso de Juan Carlos a casa.
As investigações foram interrompidas por “faltas de provas incriminatórias”.
A guerra do Rei emérito e da sua ex-amante chegou aos tribunais. A dinamarquesa quer ver o monarca espanhol impedido de a perseguir e de se aproximar.
De realçar que as irmãs do rei Felipe VI teriam que esperar meses para ser vacinadas, uma vez que não fazem parte de nenhum grupo prioritário em Espanha.
Esta é a segunda declaração voluntária apresentada pelo rei emérito, alvo de investigações judiciais.
Pablo Hásel foi condenado a nove meses de prisão por ter criticado o antigo Rei Juan Carlos e por ser acusado de glorificar grupos terroristas.
Quatro meses depois de ter abandonado Espanha rumo aos Emirados.
Ex-amante diz ainda que afastamento do rei Juan Carlos foi um “golpe” combinado pela família com Mariano Rajoy.
Corinna refere que o romance com o rei só terminou porque este se apaixonou por outra mulher. “O rei disse-me que já estava a namorar com outra mulher há três anos. Fiquei arrasada”, admite.
Aos 81 anos, Sofia Margarida Vitória Frederica, a princesa grega que prescindiu da religião ortodoxa na qual foi criada para cumprir as suas funções num país católico, parece determinada em continuar a fazer o que sempre fez até aqui. E nem de Espanha, nem da Zarzuela, deverá arredar pé.
Desde que o Rei Emérito abandonou Espanha vários foram os paradeiros atribuídos a Juan Carlos, entre eles Portugal.
O exílio do Rei emérito apanhou Espanha de surpresa. Enquanto se continua a especular sobre o paradeiro do de Juan Carlos, abre-se uma fenda na coligação do Governo e as vozes dividem-se: há quem classifique a saída de fuga e quem recorde que a justiça tem um tempo e espaço. Nenhum deles fica na praça…
Juan Carlos ainda não deu lugar à República, mas viu os espanhóis pronunciarem-se pela primeira vez claramente a favor da Monarquia, depois de anunciar a sua saída de Espanha, por causa de corrupções de que se falava antes à boca pequena e de que toda a gente já sabia e não tinha ar de se…
Nos últimos anos da sua vida, é impossível não associar o nome do antigo Rei de Espanha a controvérsias, mas será só isso que merece ser recordado do monarca?
O empresário André Jordan recorda como uma simples fotografia mudou o destino da Quinta do Lago. António Brito e Cunha evoca os passeios de barco com o Rei. E Jorge Arnoso elogia o seu reinado: ‘Apreciei-o ainda mais como Rei do que como amigo’.
Imprensa espanhola garante que o Rei emérito está nos Emirados Árabes Unidos, onde os paparazzi têm a vida dificultada por leis restritivas. Portugal (no Estoril) é um dos destinos possíveis para a futura residência de Juan Carlos. A PSP tem plano de segurança preparado.
Se o Rei Juan Carlos estivesse em Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa já teria feito uma nota oficial no site da Presidência; falado três ou quatro vezes na TV; já teria convidado o Rei Emérito para almoçar ou jantar; já teria convidado o Rei a fazer compras no Jumbo de Cascais em calções; já teria…
Apesar de a imprensa espanhola ter certezas que Juan Carlos já não se encontra em Espanha, a Casa Real recusou-se a comentar o assunto.