Há muito que se temia o envolvimento direto do Irão no conflito e, após uma ameaça em abril, hoje a escalada parece inevitável. Israel reforçará a sua ofensiva contra Teerão.
A diretora regional da OMS, Hanan Balkhy, afirmou que o avião, proveniente do Dubai, aterrou hoje de manhã “com 30 toneladas de material cirúrgico, suficiente para tratar dezenas de milhares de pessoas”.
Desde meados de setembro que as forças israelitas intensificaram os seus ataques em território libanês, incluindo Beirute, e confirmaram a morte de grande parte da liderança do grupo, incluindo o seu líder, Hassan Nasrallah
Ursula von der Leyen, presidente da CE, diz estar “extremamente preocupada com a constante escalada das tensões no Médio Oriente”.
Ministro israelita diz que líder das Nações Unidas é “persona non grata”.
Secretário-geral da ONU está “extremamente preocupado” com a escalada do conflito
“O comandante Fatah Sharif morreu hoje de madrugada após uma operação terrorista e criminosa de assassínio num ataque aéreo que teve como alvo toda a sua família na sua casa no campo de refugiados de Al Bass, no sul do Líbano” disse o Hamas, numa nota.
Em comunicado, o MNE indicou que “a operação de repatriamento envolveu um avião Falcon-50 e um avião KC-390” da Força Aérea Portuguesa (FAP).
Operação de repatriamento de 28 cidadãos portugueses e dos seus familiares diretos envolveu um Falcon-50 e um KC-390, ambos da Força Aérea.
Chegada ao aeroporto de Figo Maduro está prevista entre as 21h00 e as 22h00.
“Hassan Nasrallah deixará de poder aterrorizar o mundo”, lê-se na rede social X.
Foram transportados para Lanarca, no Chipre, e deverão voltar para Lisboa em voos comerciais.
Hezbollah acusado de utilizar “civis libaneses como escudo humano”.
“Combates em Gaza continuarão até que todos os objetivos da guerra sejam alcançados”, diz gabinete do primeiro-ministro israelita.
ONU contabilizou 200.000 pessoas deslocadas no Líbano desde que o Hezbollah começou a disparar foguetes contra o norte de Israel, há quase um ano.
Pelo menos 400 pessoas ficaram feridas.
O novo ataque seguiu-se a duas vagas de explosões de milhares de dispositivos de comunicação
Explosões de aparelhos eletrónicos mataram mais de 30 pessoas e feriram cerca de 3.200 na terça e na quarta-feira
No total, já morreram 32 pessoas e ficaram feridas mais 3.200 feridos.