Com o ano a terminar, multiplicam-se os balanços e as recapitulações do que foi publicado. Numa sociedade acelerada e com falta de tempo, estas listas ajudam-nos a lidar com a infinita complexidade do mundo. Como notou Irene Vallejo, são “o nosso sistema defensivo para neutralizar a expansão do caos”.
Cotrim Figueiredo vai ter oposição no próximo Conselho Nacional da IL. Lista B é encabeçada por deputado municipal em Mafra.
“Queremos a repetição da eleição para o distrito de Lisboa de delegados ao Congresso, queremos a repetição do Congresso e invocámos para isso argumentos de facto, com prova documental de incompatibilidades absolutas”, afirmou o militante Luís Alves.
O Bloco de Esquerda está em guerra interna, e a votação das listas para o Parlamento foi, no mínimo, atribulada.
As federações socialistas têm até 10 de dezembro para revelar as suas apostas. Depois, a Comissão Nacional do PS aprovará as listas de candidatos, ao mesmo tempo que o país estará atento ao Congresso Nacional do PSD.
“Não iremos deixar de dar aos eleitores de Portalegre a possibilidade de votar na Iniciativa Liberal apenas por discordarmos da lei” adiantou Guimarães Pinto.
Formação das listas para as legislativas provocou onda de demissões na distrital do PSD/Leiria
Presidente social-democrata teve 80 votos a favor, mas há demissões na calha, como a do líder da distrital de Leiria, e desistências nas equipas.
Secretário-geral do PSD, José Silvano, garante que “apenas houve uma exclusão nas listas por parte da comissão política nacional”, a de Hugo Soares, ex-líder parlamentar, indicado pela distrital de Braga. Conselho Nacional social-democrata vota listas e linhas gerais do programa eleitoral em Guimarães.
Presidente do PSD diz que é preciso conter o crescimento da despesa corrente nos 2% e redimensionar a Função Pública. Numa entrevista ao Observador, Rui Rio esclarece ainda que será número dois pelo círculo do Porto nas legislativas e que os candidatos a deputados vão assinar um compromisso: se forem condenados em primeira instância serão obrigados a suspender…
Direção do PSD aprovou inclusão de nome do deputado Duarte Marques pelo círculo de Santarém. Autarca e presidente da seção não gostou e ânimos exaltaram-se com vice-presidente do partido, Nuno Morais Sarmento.
A substituição do deputado Heitor de Sousa, ao fim de duas legislaturas, foi a maior novidade das lista apresentada pelo BE.
Hugo Ernano foi a escolha de André Ventura para concorrer pelo Porto. Em 2013 foi condenado por homícidio involuntário.
Primeiro-ministro e cabeça de lista às eleições de 26 de maio do PS, Pedro Marques, foram os alvos das críticas.
Primeiro congresso da Aliança está a terminar com listas únicas para todos os órgãos do partido. Todas foram aprovadas. A direção politica nacional de Santana Lopes, o presidente do partido, recebeu 356 votos.
As listas de oposição a Tomás Correia pedem intervenção da tutela no processo eleitoral, mas o Ministério de Vieira da Silva diz que não é das suas funções proceder a qualquer tipo de monitorização de atos eleitorais das associações mutualistas.
O Conselho da União Europeu decidiu que serão a 23 e 26 de maio de 2019