Para Luís Lima, a questão da habitação deveria ser encarada como ‘um desígnio nacional’ e garante que ‘como país temos de ter a obrigação de criar habitação nomeadamente para os jovens e para famílias que não têm possibilidades, pois não podem ir viver para debaixo da ponte’.
É bom que as autoridades portuguesas não esqueçam que é a dinâmica do alojamento local o que está a dinamizar a reabilitação urbana
Sempre defendi a Reabilitação Urbana, quando assumida nas cidades, como uma solução para manter as rotinas mínimas de fruição da cidadania. Ninguém realmente vive, com tudo o que a vida implica, do trabalho aos tempos livres, numa cidade degradada no plano urbanístico, ou seja, numa cidade decadente que gera vidas degradadas e degradantes.
Na semana passada estive em Angola, por força da reunião da Primavera de 2014 da Confederação da Construção e do Imobiliário de Língua Oficial Portuguesa (CIMLOP). Visitei Benguela e Luanda, cidade onde tinha estado há quatro anos, tendo verificado uma evolução muito positiva ao comparar esta visita com a que que cumpri em 2010. Um…
Uma boa iniciativa das celebrações em curso dos 40 anos do 25 de Abril é uma conferência sobre o Serviço Ambulatório de Apoio Local (SAAL), projecto que mobilizou arquitectos como Álvaro Siza Vieira, Souto de Moura e Gonçalo Byrne, logo após o 25 de Abril de 1974.