Tal como o marido, Maria Isabel Carvalhais passou a barreira dos cem anos, um facto raro entre a população. Ambos faleceram na cidade do Porto.
Manoel Caetano foi um dos primeiros apresentadores da RTP
Numa altura em que o júri oficial se reúne para deliberar os eleitos da 68ª edição do festival de Cannes, valerá a pena recordar uma tabela de 45 críticos que atribuiu a classificação mais elevada a Visita, ou Memórias e Confissões, o filme de 68 minutos que Manoel de Oliveira realizou em 1982 e que…
Um mês depois da morte do realizador Manoel de Oliveira, estreia-se hoje no Porto o documentário biográfico inédito “Visita ou memórias e confissões”, rodado em 1982 para ser mostrado apenas a título póstumo.
O filme inédito de Manoel de Oliveira, “Visita ou memórias e confissões”, rodado em 1982 para ser mostrado publicamente só depois da morte do cineasta, tem estreia mundial agendada para segunda-feira, no Porto, adiantou à Lusa fonte camarária.
O produtor e exibidor Paulo Branco dedica a programação de hoje do cinema Monumental, em Lisboa, a Manoel de Oliveira, “esse desconhecido”, com filmes e um debate sobre o realizador português, que morreu no passado dia 02.
Contaram-me em tempos que certo dia Manoel de Oliveira foi ter com um responsável político da área da cultura para lhe pedir apoio para fazer os seus filmes. O político ficou muito espantado, pois o cineasta já estaria na casa dos oitenta. Era preciso ser muito optimista para ter ainda tantos projectos! Imaginando que provavelmente…
Será que as elites culturais de hoje aceitariam um atleta praticante de remo, um campeão nacional de salto à vara, um corredor automobilista, um boémio, enfim um playboy, como cineasta? Creio que não. Manoel de Oliveira foi tudo isto mas pertence a um outro tempo. Um tempo em que se escrevia Manoel e não Manuel…
Assumimos que o Manoel ia ser o primeiro homem a não morrer”, disse John Malkovich (um dos ‘seus’ actores) em entrevista ao Diário de Notícias, verbalizando um sentimento que se consolidou face à constatação de que, após ter comemorado o centenário, o realizador continuava a filmar. Manoel Cândido Pinto de Oliveira morreu no Porto, em…
“Manoel de Oliveira – o homem da máquina de filmar”, uma biografia sobre a vida do realizador português, para lá do cinema, escrita por Rute Silva Correia, é editada esta semana pela Oficina do Livro.
A Cinemateca Portuguesa — Museu do Cinema homenageia hoje o realizador Manoel de Oliveira, falecido na passada quinta-feira, no Porto, aos 106 anos.
O actor norte-americano John Malkovich disse que “o cinema não morreu com Manoel de Oliveira”, que considerou, no entanto, um realizador único. O artista esteve presente no funeral do realizador.
O actor norte-americano John Malkovich disse hoje no Porto que “o cinema não morreu com Manoel de Oliveira”, que considerou, no entanto, um realizador único.
A urna do realizar português Manoel de Oliveira foi hoje depositada no jazigo de família, no cemitério de Agramonte, no Porto, cerca das 16:20.
Nem o facto de ter 100 anos, na altura, impediu Manoel de Oliveira de se divertir em palco com o grupo “Sweet and Tender Collaborations”. Dançou, sorriu e, sobretudo, divertiu-se como nunca. Recebeu em troca uma salva de palmas. O vídeo remonta a 2008, mas voltou a estar em destaque nas redes sociais com a morte do mais…
Amigos e admiradores começaram esta manhã a chegar à Igreja de Cristo Rei, no Porto, para prestar homenagem ao realizador Manoel Oliveira, falecido quinta-feira, aos 106 anos, apelidando-o carinhosamente de “mestre”.
O funeral do cineasta Manoel de Oliveira, que morreu hoje aos 106 anos, realiza-se sexta-feira, às 15:00, na igreja de Cristo Rei, Porto, estando o corpo a partir de hoje, às 18:00, no salão do Convento dos Padres Dominicanos.
“Morreu um dos maiores cineastas do mundo”, titula o francês Libération num artigo em que recolhe os depoimentos do produtor Paulo Branco e do realizador João Pedro Rodrigues. “Há uma frase de João César Monteiro que resume tudo: ‘A obra de Manoel de Oliveira é demasiado grande para Portugal ou o país é muito pequeno…