Sucede a D. Manuel Clemente e toma posse a 2 de setembro.
“Tive hoje oportunidade de agradecer pessoalmente ao Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e ao Presidente da Fundação JMJ, D. Américo Aguiar, por estes cinco anos de trabalho de preparação da Jornada Mundial da Juventude”, disse o primeiro-ministro.
Esteve dez anos à frente do Patriarcado de Lisboa.
A Igreja Católica portuguesa vive momentos agitados, havendo quem queira fazer uma rotura, atendendo à perda de fiéis e aos novos tempos, e quem queira uma filosofia na continuidade. O futuro cardeal-patriarca representará o caminho a seguir.
Numa carta assinada por si e dirigida aos diocesanos de Lisboa, na abertura de um novo ano pastoral, divulgada no site do Patriarcado, o cardeal refere que Portugal “está na primeira linha da resposta a tão grave questão” e escreve não poder “deixar de aludir às notícias de abusos sexuais que foram aparecendo entretanto”, referentes a casos na diocese por…
Estando bastante «agastado», disse ao Nascer do SOL fonte próxima, sentiu-se capaz de responder positivamente ao pedido do Papa, para permanecer até às Jornadas Mundiais da Juventude
Foi incapaz de renovar a Igreja portuguesa. O ‘aggiornamento’ da Igreja Católica não teve seguimento em Portugal. Em minha opinião, revelou-se o pior dos cardeais-patriarcas no pós-25 de Abril.
O Patriarcado não desmentiu a notícia do Nascer do SOL que deu conta da renúncia de D. Manuel Clemente.
Encontro vem a propósito das suspeitas de abusos sexuais na igreja católica em Portugal.
Numa carta aberta, D. Manuel Clemente diz ser “importante ajudar a esclarecer” o que testemunhou num caso de abuso sexual que terá ocultado das autoridades judiciais e policiais.
Fátima sem peregrinos por causa da pandemia. Celebrações da Páscoa foram feitas sem a presença de fiéis.
O cardeal patriarca de Lisboa falou sobre o assunto na Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa
O mundo da religião sempre foi um mistério para mim, apesar de ser batizado e de ter vivido no seio de uma família profundamente católica. Acho mesmo que a minha mãe viveu mais uns anos por toda a fé que tinha em Deus. Recordo-me de a ver rezar nos momentos de maior descrença e de…
Manuel Clemente diz que, nalguns aspectos, o resultado é “surpreendente”
Manuel Clemente foi escolhido pelo Papa Francisco para pertencer à Congregação para o Clero e ao Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais. O cardeal patriarca de Lisboa vai assumir funções nestes dois organismos da Santa Sé em breve, de acordo com uma comunicação feita esta manhã pelo Vaticano.
Manuel Clemente já foi investido cardeal tornando-se assim no 44º português a integrar o grupo de conselheiros do Papa. No Consistório público que decorre na Basílica de São Pedro, no Vaticano, o patriarca de Lisboa foi o segundo dos 20 novos cardeais a receber das mãos do Papa Francisco o barrete cardinalício, o anel e…