No ‘Portugal Amordaçado’, Mário Soares revela uma capacidade de ver ao longe, própria das mentes mais brilhantes.
Em dia de aniversário do PS, recordamos alguns dos momentos mais importantes do partido fundado na Alemanha há 50 anos, metade dos quais foram passados a governar o país.
Soares percebeu antes dos outros que o regime estava a cair e precisava de um partido constituído para quando chegasse a democracia. Mas a fundação do PS foi aprovada com sete votos contra.
1963 – O mítico Presidente norte-americano John F. Kennedy (n.1917, e em funções desde 61), entusiasta do Movimento dos Direitos Civis nos EUA e responsável pela invasão de Cuba (Baía dos Porcos, 61), foi assassinado há 59 anos em Dallas – num caso nunca totalmente resolvido.
1991 – Foi constituída há 31 anos a Fundação Mário Soares (n.1924, Presidente da República entre 86-96).
A entrevista do Presidente Marcelo à TVI foi uma generalidade de banalidades que só se justifica com a ânsia de ter um índice de popularidade superior ao do ex-Presidente Mário Soares
1959 Foi inaugurado há 63 anos o atual Estádio 1º de Maio, em Lisboa, em plena euforia futebolística, com uma arquitetura típica do Estado Novo, e hoje pertencente como complexo desportivo ao INATEL (ex-FNAT).
Livro de Joaquim Vieira cita posição inequívoca do atual primeiro-ministro sobre José Sócrates. Costa sentiu-se enganado e acredita que a mentira se estendeu a todo o Partido Socialista.
1968 – O ditador Oliveira Salazar decretou há 54 anos a deportação de Mário Soares para a ilha de São Tomé.
O ‘palácio cor de rosa’ tornou-se o epicentro simbólico da paz institucional. Para não ser uma ‘paz podre’ ou, simplesmente, decorativa, Marcelo terá de mudar de atitude
Otelo Saraiva de Carvalho (1936-2021), estratega do 25 de Abril, e depois colado à ala mais radical do MFA, foi preso há 46 anos após a divulgação do Relatório Preliminar sobre o 25 de Novembro, sendo solto ao fim de 3 meses – embora se visse depois envolvido no processo das FP 25.
O ex-ministro da Cultura morreu em Paris.
No 48.º aniversário do partido, o secretário-geral realçou a importância dos militantes, homenageou os primeiros autarcas socialistas eleitos em 1976, mas continuou sem largar um piu sobre ex-primeiro-ministro José Sócrates.
Em 1977, o I Governo Constitucional do pós 25 de Abril, chefiado por Mário Soares, criou há 44 anos um cabaz de compras, numa tentativa de controlo da inflação.
Na estreia do programa Primeira Pessoa, sociólogo disse que Mário Soares “vivia bem com a mentira”. Socialistas não deixaram passar.
Mário Soares enganou-se quando disse a António Costa que ele abdicara de uma ‘carreira política brilhante.
Mário Soares e Salgado Zenha eram amigos de longa data e de velhas lutas contra o antigo regime mas, depois da ‘crise do secretariado’, que levou Soares a ‘suspender’ a sua condição de secretário-geral do partido por causa do apoio do PS à recandidatura de Eanes, romperam relações e foram ferozes adversários nas ‘históricas’ Presidenciais…
O slogan criado por Adelino Vaz e utilizado por Mário Soares na campanha de 1986 teve um impacto muito forte e “colou-se à pele” do fundador do PS, segundo Vítor Ramalho.