Gouveia e Melo escolhe as palavras e fala de Hitler, no que pode ser entendido como um argumento ad hitlerium, absurdo. E se não for?
Mário Soares sonhou com a adesão à CEE ainda antes da revolução de abril, mas foi o desenrolar dos acontecimentos políticos que permitiu o consenso no país. PPD e CDS foram essenciais para iniciar o caminho e no governo Ernâni Lopes, Rui Machete e Jaime Gama conduziram o processo.
A adesão à CEE pôs fim a uma longa história de isolamento e à máxima imposta por Salazar: “orgulhosamente sós”. A partir de 1985, Portugal honrou o compromisso de livre circulação de pessoas, serviços e capitais.
Alfredo Cunha e Rui Ochoa revelam, em livro, as várias facetas de Mário Soares. Dos confrontos na Marinha Grande à última viagem. ‘A ideia foi criar uma linha de tempo’, dizem.
Mário Soares que me deu a honra de ser seu próximo, foi sempre um lutador com princípios e valores contra regimes opressores, contribuindo muito para o direito de sermos livres.
Ao fazer a biografia de Mário Soares, Joaquim Vieira descobriu que a família do fundador do PS decidira investigá-lo. ‘Isso nunca me retirou a independência’, diz. A vida de Soares pela pena de Vieira.
Lutou contra a ditadura, esteve 12 vezes preso e uma deportado em São Tomé. O amante da liberdade salvou o país de outra ditadura depois de 74.
‘Liberdade’ é a palavra que melhor assenta a Mário Soares. Ele foi um campeão da liberdade. Combateu Salazar, combateu Caetano, combateu o PCP, combateu os militares comunistas. E a sua vida também foi sempre uma prática de liberdade na política e nas relações pessoais.
Mário Alberto Nobre Lopes Soares nasceu a 7 de dezembro de 1924 –faria 100 no próximo sábado. A história em imagens, e não só, de um dos fundadores da democracia portuguesa e um grande defensor da liberdade.
No ‘Portugal Amordaçado’, Mário Soares revela uma capacidade de ver ao longe, própria das mentes mais brilhantes.
Em dia de aniversário do PS, recordamos alguns dos momentos mais importantes do partido fundado na Alemanha há 50 anos, metade dos quais foram passados a governar o país.
Soares percebeu antes dos outros que o regime estava a cair e precisava de um partido constituído para quando chegasse a democracia. Mas a fundação do PS foi aprovada com sete votos contra.
1963 – O mítico Presidente norte-americano John F. Kennedy (n.1917, e em funções desde 61), entusiasta do Movimento dos Direitos Civis nos EUA e responsável pela invasão de Cuba (Baía dos Porcos, 61), foi assassinado há 59 anos em Dallas – num caso nunca totalmente resolvido.
1991 – Foi constituída há 31 anos a Fundação Mário Soares (n.1924, Presidente da República entre 86-96).
A entrevista do Presidente Marcelo à TVI foi uma generalidade de banalidades que só se justifica com a ânsia de ter um índice de popularidade superior ao do ex-Presidente Mário Soares
1959 Foi inaugurado há 63 anos o atual Estádio 1º de Maio, em Lisboa, em plena euforia futebolística, com uma arquitetura típica do Estado Novo, e hoje pertencente como complexo desportivo ao INATEL (ex-FNAT).
Livro de Joaquim Vieira cita posição inequívoca do atual primeiro-ministro sobre José Sócrates. Costa sentiu-se enganado e acredita que a mentira se estendeu a todo o Partido Socialista.
1968 – O ditador Oliveira Salazar decretou há 54 anos a deportação de Mário Soares para a ilha de São Tomé.
O ‘palácio cor de rosa’ tornou-se o epicentro simbólico da paz institucional. Para não ser uma ‘paz podre’ ou, simplesmente, decorativa, Marcelo terá de mudar de atitude