Em dia de aniversário do PS, recordamos alguns dos momentos mais importantes do partido fundado na Alemanha há 50 anos, metade dos quais foram passados a governar o país.
Soares percebeu antes dos outros que o regime estava a cair e precisava de um partido constituído para quando chegasse a democracia. Mas a fundação do PS foi aprovada com sete votos contra.
1963 – O mítico Presidente norte-americano John F. Kennedy (n.1917, e em funções desde 61), entusiasta do Movimento dos Direitos Civis nos EUA e responsável pela invasão de Cuba (Baía dos Porcos, 61), foi assassinado há 59 anos em Dallas – num caso nunca totalmente resolvido.
1991 – Foi constituída há 31 anos a Fundação Mário Soares (n.1924, Presidente da República entre 86-96).
A entrevista do Presidente Marcelo à TVI foi uma generalidade de banalidades que só se justifica com a ânsia de ter um índice de popularidade superior ao do ex-Presidente Mário Soares
1959 Foi inaugurado há 63 anos o atual Estádio 1º de Maio, em Lisboa, em plena euforia futebolística, com uma arquitetura típica do Estado Novo, e hoje pertencente como complexo desportivo ao INATEL (ex-FNAT).
Livro de Joaquim Vieira cita posição inequívoca do atual primeiro-ministro sobre José Sócrates. Costa sentiu-se enganado e acredita que a mentira se estendeu a todo o Partido Socialista.
1968 – O ditador Oliveira Salazar decretou há 54 anos a deportação de Mário Soares para a ilha de São Tomé.
O ‘palácio cor de rosa’ tornou-se o epicentro simbólico da paz institucional. Para não ser uma ‘paz podre’ ou, simplesmente, decorativa, Marcelo terá de mudar de atitude
Otelo Saraiva de Carvalho (1936-2021), estratega do 25 de Abril, e depois colado à ala mais radical do MFA, foi preso há 46 anos após a divulgação do Relatório Preliminar sobre o 25 de Novembro, sendo solto ao fim de 3 meses – embora se visse depois envolvido no processo das FP 25.