A ministra do Ambiente acredita que todos os programas que têm sido lançados ajudam a combater a pobreza energética e pretende reduzi-la em 5% em três anos. Outra prioridade é a água e, após os investimentos, admite que será necessário avançar com uma dessalinizadora em Sines para uso industrial.
Segunda fase arranca hoje com verba duplicada e novas regras. Saiba como candidatar-se e quanto pode poupar.
Comissão Europeia destaca Portugal como um dos casos de maior sucesso na União Europeia, após mais de 85 mil renovações energéticas e a criação de uma rede nacional de apoio às famílias vulneráveis.
A ministra justificou o investimento em Sines com “o grande número de projetos industriais, de produção de hidrogénio e aço verde”, entre outros, numa região “com algum stress hídrico”.
No rescaldo do apagão, a ministra do Ambiente e da Energia revela as pressões que o Governo tem feito para aumentar as ligações elétricas entre a Península Ibérica e o resto da Europa, bem como os investimentos que estão a ser preparados para reforçar a rede energética.
Os estudantes recusam-se a sair até obterem resposta da ministra, Maria da Graça Carvalho.
“O Governo está atento à situação e continuará a monitorizá-la”, disse o Ministério do Ambiente.
Polícia apreendeu engenhos pirotécnicos de estudante.
Espanha abriu comportas.
O concurso para atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de lítio deverá avançar nos próximos 60 dias, anunciou o Governo.
Concurso público vai privilegiar propostas que acrescentem valor económico para a região e mantenham os postos de trabalho, entre outros critérios.
“Os Verdes” pedem esclarecimentos à tutela sobre as ações que vai desenvolver no sentido de apurar “a origem desta preocupante situação” e questionam se o ministério “confirma que as águas neste troço do rio Sizandro se encontram poluídas”.
Entre 2017 e 2020, o Fundo Ambiental aplicou cerca de 1340 milhões de euros em apoios e avisos dentro das suas atribuições, como alterações climáticas, recursos hídricos, danos ambientais e resíduos e economia circular.
A expansão do Metropolitano de Lisboa deverá estar concluída em 2025, de acordo com João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e da Ação Climática.
Marc Rechter convenceu o Governo a apostar no hidrogénio verde, mas o seu contributo foi descartado na fase seguinte. Agora foi nomeado pela UE para órgão dedicado a implementar projeto a nível europeu.
Ministro garante, no entanto, que decisão não tem “qualquer relação” com a montaria que levou à morte de 540 animais
Governo declarou ainda Situação de Alerta para esta segunda e terça-feira devido ao elevado risco de incêndio.
Estudo confirma que esta prática contribui para a mortalidade das aves.
AEPSA defende a realização de um ‘debate sério e sem demagogia sobre a gestão de resíduos industriais’ e pede ao Governo a atualização do Plano Estratégico de Gestão de Resíduos Industriais (PESGRI) que não é atualizado desde 2002.