Economia portuguesa vai bem e Governo está confiante. OCDE fala em abrandamento em 2027.
Para Portugal, a OCDE perspetiva que o crescimento real do PIB deverá atingir 1,9% em 2025 e 2,2% em 2026, voltando a abrandar para 1,8% em 2027.
Entre 2000 e 2024 a despesa média com pensões públicas aumentou de 6,7% para 8,1% do PIB, mas Portugal ultrapassou largamente este crescimento, subindo cinco pontos percentuais, de 7,8% para 13%
A diversidade de entidades envolvidas criou “uma cadeia de comando operacional pouco clara” nas fases críticas de ataque inicial e pré-supressão. Como resultado, “os recursos foram alocados tardiamente ou de forma insuficiente num contexto de incêndios múltiplos e complexos”.
Em 2024, 95,4% da população de Portugal continental vivia a menos de 60 minutos de uma urgência geral e pediátrica. No caso das urgências obstétricas e ginecológicas, a cobertura atingiu 93,9%
Nos países da OCDE os problemas de saúde mental custam 4% do PIB . Em Portugal, 33% das pessoas sofrem com stresse, depressão e ansiedade devido ao trabalho. Endereçar o problema ganha tração e a prevenção é a palavra de ordem. Mas há ainda muito a fazer para ser prioridade transversal nas agendas.
Mas há alertas: “A economia global permaneceu resiliente, mas os efeitos completos do aumento de tarifas e da incerteza política ainda não foram sentidos”, diz OCDE.
Ao contrário de Portugal, na média da OCDE, o rendimento real per capita registou um ligeiro crescimento de 0,1%.
OCDE reviu em baixa a previsão de crescimento do PIB para 2025 e 2026. Economistas justificam com incertezas e dizem quais deverão ser as prioridades do próximo Governo.
O secretário-geral da OCDE, Mathias Cormann, reforçou o aviso, salientando que, mesmo com a revisão em baixa das previsões, “existem riscos significativos” de que o resultado final possa ser pior “devido à incerteza política”
Lula não ouve seus conselheiros económicos e quer isentar de pagamento de eletricidade os consumidores de baixa renda
Norte corre “um risco elevado” devido à “emigração líquida de pessoas com idades compreendidas entre os 15 e os 39 anos”
Estudo envolveu mais de 12 mil portugueses e 91 centros de saúde.
Prevê-se que os novos casos de cancro aumentem 12% até 2030 e 20% até 2040, acima das médias da UE de 9% até 2030 e de 18% até 2040
Centeno diz que Portugal vai voltar já no próximo ano a ter défice, contrariando as contas do Governo. Economistas ouvidos pelo Nascer do SOL falam em jogo político.
Inflação também deverá moderar nos próximos anos
De acordo com os dados oficiais, Portugal tem 10,8% da população nascida no estrangeiro, em linha com a média da OCDE, que é de 11%
Chumbamos mais os alunos, são as crianças mais necessitadas que não têm acesso à creche e a falta de equidade entre homens e mulheres ainda é uma realidade. Relatório da OCDE sobre a Educação fez a estatística do nosso sistema.
Recomendação global que “há espaço para reduzir as taxas de juro, mas a política monetária deve permanecer prudente”