30 anos depois do lançamento do primeiro satélite português, “Aeros” será lançado a bordo de um foguetão Falcon 9, a partir da base da empresa SpaceX de Vandenberg, nos Estados Unidos.
O aquecimento do oceano é um “indicador fundamental” para quantificar os impactos das alterações climáticas, já que “mais de 90% do calor global acaba nos oceanos”.
Portugal tem das maiores Zonas Económicas Exclusivas no Mundo, com uma área de mar 18 vezes superior ao seu território continental. Contudo é unânime que tem sido mal explorada. Face à queda da indústria da pesca, surgem diversas alternativas para obtermos um melhor aproveitamento deste território repleto de potencial.
Documento, que estava a ser discutido há duas décadas, foi assinado pelos membros da ONU e vai ajudar a proteger a a vida marinha e a biodiversidade dos oceanos.
A propósito da Conferência dos Oceanos da ONU, que esta semana fez desaguar ambições e preocupações em Lisboa, um olhar sobre o presente e futuro do nosso mar, da crise de mão de obra para a pesca ao papel da ciência e ao esforço de proteção de áreas marinhas. ‘Há uma falta gritante de coordenação’,…
Declaração sobre proteção dos Oceanos foi aprovada por unanimidade, com compromissos como a proteção de 30% das áreas marinhas e combate ao plástico. Futuro o dirá.
Conferência dos Oceanos das Nações Unidas arranca esta segunda-feira mas o mote já foi dado este fim de semana com várias chamadas de atenção.
Conferência dos Oceanos das Nações Unidas arranca na segunda-feira em Lisboa, com várias iniciativas paralelas. No final, será adoptada uma declaração sobre a proteção e preservação de oceanos e áreas marinhas. O que sabe sobre o mar português e global? Reunimos curiosidades e um breve guia para a primeira grande cimeira das Nações Unidas acolhida…
A União Europeia vai falhar as metas previstas para 2020, segundo estudo da associação ambientalista WWF.
A União Europeia vai falhar as metas previstas para 2020, segundo estudo da associação ambientalista WWF.
Animal tinha uma bola de lixo, que incluia redes de pesca, cordas, correias e sacos de plástico.
Cada vez mais o ser humano utiliza os oceanos no seu modelo de desenvolvimento causando, muitas vezes, impactos irreversíveis na natureza.
Sacos de arroz e de compras e uma lona, são alguns dos elementos retirados do interior do animal
Conclusões são preocupantes
Estudo diz que, em 2050, os oceanos vão ter, em peso, mais plástico do que peixes
A União Europeia quer investir na modernização dos produtores de plástico e que todos estes resíduos sejam recicláveis até 2030.
Centenas de pessoas recolheram lixo da praia de Algés
“Persiste a ideia de que os oceanos são um sistema permanentemente regenerável. Não são”. O aviso é de Tiago Pitta e Cunha, especialista em políticas do oceano e assuntos marítimos, que representou Portugal na Assembleia Geral da Convenção do Direito do Mar das Nações Unidas.