Escutas intercetaram instruções para o negócio ser tratado com máxima confidencialidade, com promessa de comissões de 3,5 milhões de euros para colaboradores de Vieira, que seriam pagas pelos acionistas da SAD enganados no valor das ações. José Guilherme, um deles, diz ao Nascer do SOL não se sentir traído.
Juiz considera que os recursos foram apresentados depois do prazo.
Recorde-se que o juiz Carlos Alexandre aceitou, na quinta-feira, uma nova proposta de Luís Filipe Vieira para o pagamento da caução de três milhões de euros.
A decisão surge cerca de uma semana após o juiz ter recusado a primeira proposta apresentada por Luís Filipe Vieira, que incluía ações no clube e mais 400 mil euros.
“Nos últimos tempos no Benfica temos tido várias buscas, mas nada tinha resultado em incriminação, mas naquele dia resultou. De jogadores a funcionários, a detenção de Vieira foi um enorme abalo”, disse o atual presidente do Benfica.
Defesa de Vieira disse que ainda não tinha sido notificada da decisão.
O norte-americano visitou o Estádio da Luz, o Centro de Estágios, e o escritório de José António dos Santos.
Investigação acusa ex-presidente do Benfica de se ter livrado de uma dívida de 31 milhões de euros à Caixa por um esquema que acabou por onerar o Fundo de Resolução bancária.
Pedido de renúncia do presidente do clube foi apresentado esta tarde.
Empresário norte-americano admite que conheceu José António dos Santos e que discutiram uma possível compra de ações da SAD do Benfica. Contudo, face à mudança de “circunstâncias”, o investidor está a ponderar se avança ou não com o negócio.
O presidente, substítuido no Benfica por Rui Costa, terá de entregar passaporte e está proíbido de contactar algum elemento da SAD, da estrutura do Benfica e também os restantes arguidos, exceto o filho, Tiago Vieira. Para o advogado de Vieira, Magalhães e Silva, as medidas de coação impostas por Carlos Alexandre “são manifestamente excessivas”.
Caso a audição a Luís Filipe Vieira termine antes da hora do almoço, “é provável que, no início da tarde, o Ministério Público (MP) faça a promoção das medidas coativas”, aponta Castanheira das Neves.
O negócio só foi fechado há 3 semanas: Vieira e o ‘Rei dos Frangos’ venderam 25% da Benfica SAD a um milionário americano por 50 milhões de euros. Tinham pago 20 milhões.
As audições irão retomar às 14h após uma pausa para almoço e começarão com o empresário Bruno Macedo.
O clube está em primeiro lugar, disse Vieira através da nota lida pelo seu advogado.
O presidente do Benfica também terá de prestar contas à CMVM, uma vez que não comunicou operação ao regulador.