A Assembleia da República aprovou por unanimidade, em janeiro de 2021, um projeto de resolução do PS com o objetivo de “conceder honras de Panteão Nacional aos restos mortais de José Maria Eça de Queiroz, em reconhecimento e homenagem pela obra literária ímpar e determinante na história da literatura portuguesa”.
“Eu pessoalmente não acho nada. Era uma maneira de intervir na competência da Assembleia. Tenho de ter muito cuidado nisso”, afirmou em São Jorge.
Aristides de Sousa Mendes foi homenageado com honras de Panteão Nacional.
O Presidente da República prestou homenagem ao ex-cônsul na cerimónia de concessão de honras no Panteão Nacional, onde Aristides de Sousa Mendes passa a ter uma lápide evocativa, sendo a 19ª figura da história portuguesa celebrada. Primeiro-ministro sublinha que Aristides de Sousa Mendes é uma inspiração que se mantém atual.
Diploma destina-se a “homenagear e perpetuar a memória” de Aristides de Sousa Mendes.
É a primeira proposta de resolução apresentada pelo partido
A SPA afirma que a posição da família “é absolutamente respeitável e digna, mas não impeditiva da proposta”
“o país de Mário Soares, deve-lhe uma homenagem, o reconhecimento que acompanhe o agradecimento dos portugueses, as honras do Panteão Nacional”
Mas há restrições: os eventos terão de ser “criteriosamente selecionados” e têm de respeitar a dignidade cultural do espaço
Jantar da empresa NAV também foi no Panteão Nacional.
O Ministério avançou com a proibição após o polémico jantar de encerramento da Web Summit que aconteceu no Panteão.
O amor move montanhas. Ou impede que elas se movam. Simão Solis, acusado de roubo do sacrário da igreja de Santa Engrácia e queimado em praça pública, disse: “É tão certo eu estar inocente como estas obras nunca terminarem”. A sua única culpa era amar uma noviça. Durante quatro séculos, serviu de fábrica de calçado…
“Eusébio não morreu, só se ausentou fisicamente. Com o seu afastamento, nós é que morremos em parte. A eternidade rima com ele, rima com imortalidade”, disse esta tarde António Simões durante a cerimónia de transladação dos restos mortais de Eusébio da Silva Ferreira para o Panteão Nacional.
Os restos mortais do futebolista Eusébio, falecido em Janeiro do ano passado, vão ser trasladados para o Panteão Nacional a 3 de Julho, disse à Lusa fonte do gabinete da Presidência da Assembleia da República.