Com as sondagens a dar resultados incertos, pedimos a João Telhada, um especialista em método de Hondt, o exercício de saber com quantos votos, AD, PS e Chega podem conquistar deputados entre uns aos outros.
A previsão total de despesa nas campanhas dos partidos é de 8,45 milhões de euros. AD e PS querem gastar menos 700 mil euros, cada, do que em 2024.
Lidos no silêncio de uma sala, os programas de PS e AD não têm tantas diferenças como o debate político pode fazer crer. Em áreas sociais, as semelhanças são assinaláveis.
O Partido Liberal Social estreia-se na ida às urnas, a que concorrem vinte forças políticas. Sorteio ditou que o Ergue-te aparece em primeiro lugar nos boletins de voto de sete dos 22 círculos eleitorais.
Começou o countdown para as legislativas de maio e está aberta a competição dos cartazes. Como em qualquer guerra, há despesas, e as do Chega chegam aos milhares. Cada outdoor do partido custa cerca de 1.000 euros e há 500 espalhados por todo o país.
O palco político mudou. Entre memes, vídeos virais e trends, os partidos lutam por um lugar no algoritmo. Enquanto os partidos tradicionais resistem, o Chega e a IL dominam as redes sociais.
A RTP irá realizar o habitual debate entre todos os partidos com representação parlamentar a 6 de maio. Dois dias depois, a 8 de maio, segue-se o confronto entre os representantes de pequenos partidos que estão fora da Assembleia da República
Em equipa que ganha não se mexe, pelo menos, essa é a ideia do PSD, que quer nos próximos dias fechar um acordo idêntico ao que formou a AD que concorreu às últimas eleições. Tudo estará definido até à próxima quarta-feira data para fechar as listas de deputados.
PCP responde a ‘desafio’ do primeiro-ministro com moção de censura. Ventura compara Montenegro a Sócrates. Já Pedro Nuno Santos acusa o chefe de Governo de ameaçar o país.
Faz o que eu digo, não faças o que eu faço, parece uma máxima cada vez mais em voga na política portuguesa. Da extrema-esquerda à extrema-direita. O que é mau para a democracia e pode influenciar a participação de eleitores em próximas eleições
Esta esquerda precisa de refletir, sobretudo o PS, enfeudado a Pedro Nuno Santos e Alexandra Leitão…
Rita Matias (CH), Sofia Pereira (PS) e Catarina Marinho (CDS). O que têm em comum três mulheres na política? Do aborto à imigração, saiba o que pensam as jovens promessas das ‘jotas’.
PS lidera lista, seguido pelo PSD. Mas se há quem opte por terminar o cargo há quem olhe para o concelho vizinho como uma alternativa para se manter no poder. Paula Espírito Santo, destaca a “importância de renovação de elites” e diz que “as pessoas não são insubstituíveis”.
Partidos bateram o recorde de propostas de alteração.
A denúncia feita pela Transparência Internacional destaca os laços entre o movimento MAGA (Make America Great Again) de Donald Trump e a extrema-direita europeia.
A regra de aposentação aos 70 anos aplica-se ou não ao PGR? Juristas acham que sim, PSD e PS concordam em discordar desta opinião.
“A situação é gravíssima e a reputação internacional de Portugal pode ser posta em causa”, admitiu CDS.
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, vai receber na sexta-feira todos os partidos com assento parlamentar “sobre o Orçamento do Estado para 2025”.
O presidente do país e líder do ANC, Cyril Ramaphosa, vai anunciar as nomeações para o governo nos próximos dias