A grande novidade diz respeito à aplicação da taxa sobre lucros extraordinários que avançará ainda em 2022. Por outro lado, apresenta benefícios para as empresas que subam salários ou que invistam no interior. Seguindo exemplos de anos anteriores, a proposta mantém contribuição extraordinária para o setor energético e banca. E dividendos da Caixa e Banco…
Pacote anunciado pelo Governo pretende fazer face ao aumento de preços da energia e custos de produção e vai desde linhas de crédito ao alargamento de apoios às empresas intensivas de gás, passando por programas de formação.
Parceiros sociais garantem que problema da inflação não é resolvida com aumentos de salários e defendem redução da carga fiscal que não está prevista no documento. Também os partidos são unânimes em garantir que medidas não respondem às necessidade do país.
Conselho Nacional das Confederações Patronais vai apresentar dez grandes propostas para que país passe a convergir com a União Europeia.
Confederação pede realização de eleições legislativas num prazo curto, mas que permita “debate, esclarecimento e escrutínio”.
Aumento do salário mínimo nacional será um dos temas em discussão.
As confederações patronais anunciaram ainda que vão pedir uma audiência ao Presidente da República. “Governo demonstrou uma desonestidade negocial, um total desrespeito pela Concertação Social, demonstrou uma total falta de respeito por cada um dos parceiros sociais”, afirmou o presidente da CIP, António Saraiva.
Governo apontou para um aumento de 23,75 euros, mas poderá subir 30 euros. Empresários apontam pandemia como motivo para não haver alterações.
Patrões querem salário mínimo ditado por critérios económicos. Mas sindicatos pedem aos “empregadores para irem mais além”.
Antram e sindicato demoraram pouco mais de um mês a chegar a acordo. Motoristas passam a descontar sobre salário de cerca de 1400 euros
Apesar de não aderir à greve, FECTRANS critica serviços mínimos decretados pelo Governo.
CAP, CCP, CIP, CTP dizem estar tranquilas quanto à certeza de que o compromisso vai ser integralmente cumprido.
O homem que alegadamente tentou matar os ex-patrões que lhe deviam dinheiro, em Alvaiázere, começa a ser julgado na quarta-feira, em Leiria, por dois crimes de homicídio qualificado na forma tentada e outro de detenção de arma proibida.
O Governo quer prolongar o corte nas horas extraordinárias e reduzir a dois anos a vigência das convenções colectivas. Estes são duas das medidas que hoje vão a discussão na concertação social, com a presença dos ministros Paulo Portas e Pedro Mota Soares.