Pedro Siza Vieira, n. 2 do Executivo ainda em funções, só soube que António Costa já não contaria com ele na última reunião do Conselho de Ministros. ‘Não percebeu os sinais’, diz fonte do PS. Deixou de falar ao PM, mas a relação entre ambos já era má ‘há algum tempo’. Alexandra Leitão também só…
Para diminuir o impacto dos preços que se vão sentir nos bens essenciais em Portugal, devido às consequências da guerra instalada na Ucrânia, Pedro Siza Vieira anunciou várias medidas que servirão para apoiar as famílias e as empresas. Porém, há uma garantia: “abastecimento de bens ao país está assegurado”, afirmou o governante.
O setor da animação noturna vai encerrar obrigatoriamente na primeira semana de janeiro devido à atual situação pandémica no país.
Já Pedro Siza Vieira destacou a necessidade de trabalhar no sentido de serem encontradas formas para canalizar poupanças.
“Não me parece que estejamos em cenários radicais que até alguns outros países europeus com mais baixas taxas de vacinação estão a encarar”, apontou Siza Vieira.
“Sempre que compramos combustíveis fósseis estamos a endividar-nos perante o exterior”, disse o ministro.
A conferência de tecnologia e empreendedorismo regressa fisicamente a Lisboa no início de novembro, numa edição mais reduzida.
Aos poucos o turismo vai recuperando mas ainda há muito a fazer e uma grande distância até aos números de 2019. Ciente das dificuldades do setor, o Governo anunciou uma nova linha de crédito de 150 milhões. Mas é preciso mais, como por exemplo o novo aeroporto que não deverá chegar tão cedo.
Portugal apresentou o segundo maior crescimento da União Europeia no segundo trimestre do ano. Siza Vieira aponta para um crescimento económico de 5% até ao fim do ano.
Mesmo com um crescimento “muito forte” da criação de emprego, o ministro da Economia diz que Portugal tem a necessidade de atrair imigrantes para resolver a falta de mão-de-obra, dando como exemplo a região do Alentejo.
Ministro da Economia lembra que os apoios sociais terão de ser descontinuados, sem avançar com datas.
“Eu julgo que amanhã [quinta-feira] no Conselho de Ministros vamos ter a possibilidade de revisitar todas as medidas restritivas que temos neste momento em vigor e de alargar, digamos assim, aquilo que é a possibilidade do funcionamento das atividades económicas”, referiu Pedro Siza Vieira.
À medida que a vacinação progride o objetivo é “utilizar outras formas de gerir a situação epidemiológica”, defendeu ministro da Economia.
Informação surge depois de o Banco de Portugal ter admitido que estava a avaliar a “informação” sobre Vítor Fernandes para Banco de Fomento.
Documento é condição para acesso a restaurantes nos concelhos de risco elevado e muito elevado. O regime contraordenacional prevê multas entre os 100 e os 500 euros para uma pessoa individual e os 1.000 e 10.000 para pessoas coletivas.
Os conflitos de interesses do ministro Siza Vieira voltaram às primeiras páginas. Especialista critica relações entre governantes, AHT e Mário Ferreira.
IVAucher é lançado em junho, garante Siza Vieira.