Inflação também deverá moderar nos próximos anos
Taxa de desemprego foi de 6,1%, valor idêntico ao observado no trimestre anterior e ao do 3º trimestre de 2023
A Comissão Europeia reviu também em alta a taxa de inflação em Portugal para 2,6% este ano e para 2,1%
O que é claro, disse o general, é que a NATO como um todo deve expandir as capacidades militares das suas forças armadas
Recomendação global que “há espaço para reduzir as taxas de juro, mas a política monetária deve permanecer prudente”
Apesar dos sinais de abrandamento, o turismo continua a ser um dos principais motores da economia, mas economistas defendem uma maior aposta em outros setores de atividade e reconhecem que pouco ou nada aprendemos com a pandemia.
Organismo acredita que os excedentes orçamentais deverão manter-se entre 2025 e 2028, mas ‘de menor dimensão do que o projetado em abril, em consequência do impacto das medidas entretanto aprovadas’.
Taxa de inflação também deverá desacelerar para 2,7% em 2024 e 2,2% em 2025.
Apesar do peso que tem para o PIB nacional e para criação de emprego, tanto a produção como a venda de veículos têm vindo a cair nos últimos meses. A indústria de componentes segue a mesma tendência, o que leva a que os responsáveis do setor se mostrem apreensivos
Dados do INE apontam para taxa idêntica à verificada no trimestre precedente.
Os indicadores de curto prazo relativos à atividade económica na perspetiva da produção, disponíveis para junho, apontam para uma diminuição em volume na indústria, uma aceleração em volume na construção e nominal nos serviços e para um aumento nominal na indústria.
O alerta é da mais recente síntese de conjuntura económica do Fórum para a Competitividade.
Comparando com o 1º trimestre de 2024, o PIB aumentou 0,1% em volume (0,8% no trimestre anterior).
O défice público da zona euro recuou, no primeiro trimestre, para 3,2% do Produto Interno Bruto (PIB) e o da União Europeia (UE) para 3,0%, com Portugal a apresentar o terceiro maior excedente (0,6%), divulgou o Eurostat.
O quinto pedido de pagamento deverá ser submetido em julho, envolvendo o cumprimento de 42 marcos e metas e um montante de 3191 milhões de euros.
Mas há riscos a ter em conta, alerta a Allianz Trade.
País tinha fechado ano de 2023 com um excedente de 1,2%
Fernando Medina considerou que são “excelentes notícias para o país” e que o saldo positivo aumenta a proteção perante a instabilidade e incerteza internacionais, alargando as opções de políticas públicas ao dispor dos portugueses.
Em Portugal, no quarto trimestre de 2023, o PIB avançou 2,2% na variação homóloga e 0,8% face ao período anterior.