A época natalícia é uma festa para os mais pequenos e para famílias felizes. Para aqueles que não se suportam e têm de estar à mesa com os ‘inimigos’ é um pesadelo. Assim como para aqueles que perderam familiares recentemente.
As experiências – como vouchers de hotel, espetáculos culturais ou concertos ou tratamentos spa –, os brinquedos e tecnologias como fritadeiras (uma tendência mundial), smartwatches e smartphones são aquilo que se verá mais debaixo das árvores de Natal dos portugueses este ano.
As listas de Natal dos miúdos mudaram bastante nos últimos 50 anos. Dos brinquedos mais rudimentares à era digital, estes são apenas alguns dos muitos presentes que marcaram a infância de várias gerações entre as décadas de 1970 e 2010.
Comprar menos? Comprar mais cedo? Encurtar a lista de pessoas a quem dar prendas? Os preços das presentes de Natal dispararam muito no último ano. Mas quais as prioridades e preferências dos portugueses?
Uma regra imposta pelos duques de Cambridge.
Os adolescentes pediram ténis de marca, novos computadores, telemóveis, roupa e consolas para o Natal, mas Carla diz que os filhos têm sorte se receberem um postal.
“Se deixarmos gel desinfetante ao pé das bolachas o Pai Natal pode vir?”, questionou o menino.
Apresentadora emocionou-se em direto.
Bombeiros decidiram trabalhar de forma a salvar os presentes.
Cristiano não deverá passar o Natal na Madeira com a família, mas já fez chegar os seus presentes.
Damos-lhe algumas dicas para poupar este Natal.
Os chocolates são o presente preferido dos portugueses.
“Eu não vou receber o meu ordenado como estava à espera e agora estou em pânico com o Natal porque não tenho dinheiro para fazer uma festa para as crianças”
Outros funcionários recebem apartamentos e dinheiro no banco
Vai estar fora do país no Dia da Mãe, mas não quer deixar esta data especial passar em branco? Ofereça um presente à sua mãe.
Esta plataforma online ajuda-o a reservar e enviar um presente para qualquer parte da Europa
Trabalhava para a empresa há cerca de dez anos
Os presentes de Natal dão sempre algumas dores de cabeça, especialmente quando não fazemos ideia daquilo que as pessoas gostam. É quase certo que as pessoas se esquecem de alguma coisa antes da troca de prendas no dia 25 de dezembro, e para isso nós deixamos-lhe algumas sugestões de presentes fáceis e baratos.
Natal é sinónimo de consumismo sem significado, mas… pode não ser. Joana Guerra Tadeu, autora do blogue “A Minimalista”, dá workshops sobre o mote de um Natal Minimalista. Em conversa com o i, revela dicas para uma festa com muito espírito, menos despesa e consciência ambiental. Da decoração à ementa, basta cortar no acessório e…